O setor dos bares e restaurantes no Brasil foi um dos mais impactados pela pandemia da Covid-19: em 2020, cerca de 335 mil estabelecimentos encerraram as atividades definitivamente, de acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), levando à extinção de quase 1,3 milhão de postos de trabalho no país. Com o fechamento do comércio e a necessidade de operar apenas com serviços de entrega a domicílio, a organização estima que esses negócios deixaram de faturar R$ 60 bilhões no período.
Agora, com o avanço da vacinação no país, o segmento começa a se reerguer. Segundo a Abrasel, a expectativa de faturamento para este ano é de R$ 215 bilhões, ante os R$ 175 bilhões registrados em 2020. As projeções indicam uma retomada significativa do setor, mas ainda inferior ao faturamento de R$ 235 bilhões de 2019.
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Para auxiliar na retomada das operações, a alternativa foi fazer da tecnologia uma aliada. Fundada em junho de 2020 por Rafael Novaes, a startup Toopa opera como um aplicativo mobile que conecta bares, restaurantes, hotéis e eventos a profissionais freelancers para acelerar a contratação de novos talentos do setor.
“O objetivo da plataforma é ajudar as duas pontas do serviço: contratantes e contratados. É uma solução completa para os donos dos estabelecimentos, mas sem deixar de lado os próprios funcionários”, diz o CEO, com exclusividade à Forbes. Na ferramenta, empresas em busca de força de trabalho podem criar vagas de emprego a serem preenchidas por recepcionistas, garçons, cumins, atendentes de bar, barmans, equipes de caixa e de limpeza.
Para encontrar os profissionais ideais, a plataforma faz um match a partir da disponibilidade, localização, avaliação na ferramenta e função dos candidatos. As empresas também têm acesso aos currículos dos candidatos e, quando uma oferta de emprego é aceita, passa automaticamente a integrar a “Agenda de Trabalho” do profissional.
Ao aprovar uma contratação, a ferramenta bloqueia os recursos de pagamento da empresa até a conclusão do serviço e, depois, garante que o funcionário receba o salário combinado em até três dias úteis. O app não cobra mensalidades e não possui planos de assinatura. Ao finalizar o trabalho, o contratante repassa cerca de 10% do valor total do serviço para o Toopa.
Planos de expansão
Em pouco mais de um ano, o aplicativo recebeu um aporte, de valor não revelado, dos investidores Virgílio Gibbon, (Afya, Estácio, Totvs e Accenture), e Pedro Gibbon Gibbon (Hospital Care, Rede D’or, BTG e Accenture). “Com os recursos, vamos investir nas áreas comercial e de atendimento, para aperfeiçoar a experiência dos usuários e tornar a contratação ainda mais rápida”, diz o executivo. Segundo Novaes, a startup carioca também pretende desenvolver novas tecnologias, adotando opções de pagamento via Pix e WhatsApp Pay.
O Toopa já possui relacionamento com mais de 500 estabelecimentos entre bares, restaurantes, hotéis, clubes e casas noturnas, além de uma base de mais de 2.000 mil candidatos. A plataforma atende às capitais do Rio de Janeiro e São Paulo, mas já tem planos para expandir as operações: até o final do ano, a meta é chegar a mais cinco cidades do país, entre elas Florianópolis (SC) e Brasília (DF). “Nossa expectativa é estar em todo o território nacional em 2022, ampliando a base para 10 mil estabelecimentos e 100 mil funcionários cadastrados”, finaliza Novaes.
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