Presente no Brasil em mais de 4 mil lojas físicas e 70 lojas virtuais, a Disney inicia uma nova fase em sua divisão de Consumo, Publicações e Jogos, desta vez, com foco especial em consumidores de games e alinhada a uma estratégia de e-commerce. “O comércio virtual faz parte da estratégia de ampliar a cobertura de produtos no país. Nossa equipe de Varejo é especialista em criar espaços de experiência, trabalha a 4 mãos com nossos parceiros de negócio como Lojas Americanas, Mercado Livre e Amazon, entre outros, para criar espaços específicos da Disney dentro de cada um deles”, diz Yonatan Politi, VP da área de Consumo, Publicações e Jogos da Disney.
Em entrevista exclusiva à Forbes Brasil, Yonatan fala sobre o potencial do mercado nacional no consumo de produtos relacionados a games e reforça o olhar estratégico da companhia para ampliar as ações dessa divisão entre os brasileiros. Dentre as franquias da Disney que fazem sucesso por aqui estão Marvel, Star Wars e Pixar. Collabs que também representam um grande potencial para a empresa, entre elas a inserção de Marvel no universo do jogo Fortnite, atualmente um dos mais baixados do mundo.
LEIA TAMBÉM: Mundo virtual da Disney: conheça os planos da empresa
Forbes Brasil – Como você definiria o público brasileiro em termos de perspectivas de negócios e oportunidades?
Yonatan Politi – O Brasil é um mercado com um potencial incrível para a Disney e para o negócio de licenciamento não é diferente. Hoje, somos o segundo maior mercado da América Latina e nos últimos anos obtivemos resultados que superaram nossas expectativas. A população brasileira é fã de nossos conteúdos e experiências e compartilham dos valores que a The Walt Disney Company traz em seus conteúdos, experiências e produtos. Por ser um país com dimensões continentais, ainda temos muita oportunidade de expansão de licenciamento para varejistas e marcas regionalizadas, além de novas categorias com produtos digitais. Nos últimos anos crescemos em lojas populares como Eskala, Torra e Havan, aumentando nossa cobertura de oferta de produtos para diversas faixas socioeconômicas. Nos próximos anos queremos crescer ainda mais, trazendo pontos de venda mais interativos e exclusivos, além de expandir os modelos de negócio indo além do produto tradicional, criando experiências Disney que fortaleçam ainda mais a conexão emocional do consumidor com nossas marcas.
LEIA TAMBÉM: Crescimento no streaming e receita dos parques temáticos impulsionam ações da Disney
FB – Quanto aos produtos de consumo, a Disney tem apostado tanto em lojas físicas como virtuais, o quanto cresceu a relevância do e-commerce junto a estratégia da companhia?
Yonatan – Temos presença em mais de 4 mil lojas físicas e 70 lojas virtuais. O e-commerce faz parte da estratégia de ampliar a cobertura de produtos no país. Nossa equipe de Varejo é especialista em criar espaços de experiência, trabalha a 4 mãos com nossos parceiros de negócio como Lojas Americanas, Mercado Livre, Amazon, entre outros, para criar espaços específicos da Disney dentro de cada um deles. Tanto no off-line quanto no e-commerce levamos em consideração cada detalhe para levar a magia Disney ao consumidor, adaptada à linguagem gráfica dos parceiros, oferecendo sempre uma experiência diferenciada. Além de proporcionar acesso a um acervo grande de produtos de todas nossas franquias – Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, 20th Century Studios, National Geographic, ESPN, algo que somente uma companhia 360 como a nossa pode oferecer, incluímos na jornada de compra do consumidor trailers, conteúdo, experiências digitais e ações promocionais. Nosso objetivo é muito claro: agregar valor para o varejista, oferecendo soluções que sejam relevantes para o consumidor específico de cada parceiro.
FB – Qual a estratégia atrás da comunicação de Marvel para o público gamer no Brasil?
Yonatan – Estamos em um dos anos mais prósperos da Marvel globalmente, com um grande número de lançamentos de filmes, séries e produtos. O consumidor brasileiro ama a Marvel. Ele se identifica com as histórias e os valores da marca e no universo gamer não é diferente. Já faz alguns anos que a Marvel está se consolidando como uma marca Lifestyle, que vai além do universo cinematográfico e faz parte do dia a dia do fã e do público em geral. O mercado Gamer está em grande expansão e há anos identificamos esse desejo dos nossos consumidores, por isso faz parte da estratégia da marca lançar produtos que possam suprir esse desejo. Um bom exemplo são os produtos Team Liquid que já lançamos nos Estados Unidos, junto com times de e-sports. Aqui na região começamos a trabalhar mais próximo deste público em 2019, e a partir do fim de 2021, decidimos focar uma das nossas frentes de comunicação para o público gamer, não mais apenas nos momentos dos lançamentos dos jogos, mas sim 365 dias por ano. Dentro desta nova abordagem, convidaremos diversos influenciadores deste universo para interagir com fãs nas redes sociais e durante seus livestreamings, gerando cada vez mais conteúdos temáticos de Marvel a partir dos maiores lançamentos da marca este ano.
LEIA TAMBÉM: Disney nomeia VP para o metaverso e dobra aposta no conceito
FB – Você atua também na área de games, certo? Pode comentar como essa área vem se comportando e quais as oportunidades para esse mercado?
Yonatan – Como General Manager da área de produtos de consumo, games e publicações, temos grandes oportunidades para desenvolver mais experiências e produtos para o mercado gamer no Brasil. Globalmente, lançamos novas skins em jogos como Fortnite e Minecraft inspirados nos personagens de Marvel e Star Wars. A Walt Disney Company é um dos maiores licenciadores de jogos em todas as plataformas do mundo. Nossas equipes de jogos trabalham em estreita colaboração com estúdios de desenvolvimento externos para criar histórias originais, por meio de jogos de alta qualidade inspirados nos mundos da Disney, Pixar, Marvel, Lucasfilm e 20th Century Studios. Uma vez mais, com o consumidor em primeiro lugar, queremos expandir nossa presença em eventos focados para o público gamer e desenvolver novos produtos para o estilo de vida gamer. E como este espaço gamer é muito inclusivo, com uma presença cada vez maior de mulheres, o desenvolvimento de produto abrange uma série muito ampla de subcategorias de produtos e franquias para poder atender o interesse de cada consumidor.