Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre o perigo do uso do celular na condução, a Commonwealth/McCann lançou um game dentro do WhatsApp. O Zap Racing é uma ação dentro do Maio Amarelo, mês internacional de conscientização para redução de acidentes no trânsito.
O game simula uma corrida. Para jogar, o público usa emojis para desviar de obstáculos como buracos, pedestres e veículos, até chegar à segunda e última fase. O nível de dificuldade aumenta da primeira para a segunda etapa e, ao final, quando o jogador pensa que vai “zerar” o game, ele acaba colidindo inevitavelmente, recebendo a mensagem que digitar enquanto estiver dirigindo nunca dá certo no final.
A criação e desenvolvimento da tecnologia do jogo é da Commonwealth//WMcCann – divisão da WMcCann para atendimento exclusivo à Chevrolet, com estratégia digital da Isobar, parceria de infraestrutura da MRM Detroit e MRM Brasil, desenvolvimento da Code And Soul e telecomunicação da Infobip. “Queríamos passar esse recado de maneira orgânica e lúdica, o que facilita a absorção do conteúdo. O objetivo é que a pessoa sempre perca o jogo, independentemente da sua habilidade, para mostrarmos de forma interativa a importância de manter a atenção na condução, e nunca no celular, enquanto dirige”, destaca Federico Wassermann, Gerente de Marketing da GM América do Sul.
O game é acessado graças a um chatbot no WhatsApp, desenvolvido especialmente para a ação. Ao receber a mensagem de contato, o usuário manda um “olá” e, em seguida, recebe as primeiras instruções para já começar a jogar. Ao passo que a conversa acontece, o jogo vai se desenvolvendo em uma grade de 9 colunas por 12 linhas, que são preenchidas com obstáculos.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022