Jimmy Donaldson, um YouTuber de 24 anos está vestido como Willy Wonka, o personagem de “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, com um sobretudo de veludo roxo, gravata borboleta dourada gigante e uma cartola laranja. O criador de 1,80 m conhecido como “MrBeast” está fazendo um vídeo para promover a Feastables, a marca de barras de chocolate que ele lançou em janeiro. Ele levou dez fãs que encontraram “bilhetes dourados” em uma das barras MrBeast para um armazém no leste da Carolina do Norte que Donaldson construiu. Lá eles encontram uma fábrica de chocolate cenográfica com enormes ursinhos de bala de goma pendurados em galhos de árvores em uma floresta de pirulitos e, assim como no filme, um verdadeiro rio de chocolate fluindo em uma cachoeira. Em uma sala com grandes marshmallows, os competidores precisam se equilbrar neles e girar balas de menta. O primeiro a cair perde. O vencedor leva para casa US$ 500 mil, um carro novo e um pedaço pequeno da fama de Donaldson.
É uma diversão boba, mas altamente lucrativa. Aquele vídeo de 17 minutos acumulou 121 milhões de visualizações nos últimos seis meses, e MrBeast conquistou muito mais. Ele ganhou US$ 54 milhões no ano passado, incluindo US$ 32 milhões em anúncios em mais de uma dúzia de canais e US$ 9 milhões em conteúdo patrocinado. Ele é a personalidade do YouTube com mais inscritos no mundo, com 112 milhões. Seus ganhos, os mais altos de qualquer criador de mídia social, devem dobrar em 2022 para até US$ 110 milhões. “Muitas pessoas ainda veem os YouTubers como uma subclasse de influenciadores”, diz ele. “Eles ainda não entendem verdadeiramente a influência que muitos criadores têm.”
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No mundo hipercompetitivo e ocasionalmente desagradável das mídias sociais, MrBeast é um colaborador. Em novembro, para comemorar ter se tornado o principal YouTuber, ele reuniu 11 amigos YouTubers – incluindo LazarBeam (20,2 milhões de assinantes), GeorgeNotFound (10,5 milhões) e Callux (4 milhões) – para competir por um jato particular de $ 2,5 milhões. (Foi um concurso de resistência à la Hands on a Hardbody: quem manteve a mão tocando o avião por mais tempo venceu.) Donaldson uma vez deu a seu amigo Ludwig, um streamer de videogame com 3,7 milhões de assinantes, um vídeo que custou US$ 1 milhão para produzir.
Os vídeos de Donaldson, normalmente feitos com orçamentos de US$ 1,5 milhão a US$ 3 milhões, são famosos por acrobacias tolas (MrBeast conta até 100.000; MrBeast é enterrado vivo por 50 horas em um caixão) e por distribuir grandes somas de dinheiro (US$ 10.000 a US$ 1 milhão). Ou por fazer coisas como roubar um diamante em um armazém protegido por alarmes a laser ou ficar dentro de um círculo pintado em seu campo por 100 dias. É muito dinheiro saindo pelo ralo. Mas muito mais está chegando, graças ao YouTube, Facebook e TikTok.
Donaldson é o único proprietário de seu estúdio, mas pretende vender uma pequena participação. Se ele conseguir, 10% pode custar US$ 150 milhões. Um acordo assim avaliaria o estúdio em US$ 1,5 bilhão, tornando Donaldson o primeiro YouTuber bilionário do mundo, com sua participação de 90% no valor de US$ 1,4 bilhão. A Forbes estima que Donaldson valha cerca de US$ 500 milhões. “Sua probabilidade de ser um bilionário é maior se você não fizer disso seu objetivo”, diz Donaldson. “Apenas concentre-se em fazer uma empresa que seja incrível.”
Ele está se movendo rapidamente para vincular sua fama online aos negócios offline. Donaldson vendeu 4 milhões de barras Feastables, cada variedade feita com cacau orgânico e menos de seis ingredientes, nos três meses após seu lançamento em janeiro de 2022. As barras de chocolate embaladas com cores vivas já estão disponíveis online e em 4.700 lojas Walmart. Donaldson é o proprietário majoritário, com investidores de risco injetando US$ 5 milhões por 20%.
Feastables segue o sucesso de Donaldson com o MrBeast Burger, que começou como um restaurante virtual somente para entrega em dezembro de 2020 e rapidamente se tornou a marca de restaurante que mais cresce no país. A Feastables é mais lucrativa, obtendo uma margem bruta estimada de 40%, em comparação com cerca de 30% da rede de hambúrgueres. Mas o MrBeast Burger tem um alcance maior: em 2021, teve US$ 70 milhões em vendas anuais e está a caminho de atingir US$ 100 milhões em vendas este ano.
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O tímido filho mais novo de uma mãe solteira no exército que trabalhava dois turnos à noite por semana, Donaldson se mudava muito quando criança e muitas vezes passava as noites sozinho. Ele começou a postar no YouTube como “MrBeast6000” em 2012, quando tinha 13 anos. Naquela época, ele gravava vídeos no laptop de segunda mão de seu irmão. Faltava um microfone, então os clipes não tinham som. No início, Donaldson manteve sua personalidade online em segredo, mas sua mãe, Sue, descobriu quando MrBeast atingiu 10.000 assinantes. Ela ficou surpresa, mas não pensou muito nisso até que ele largou a faculdade comunitária em 2016, depois de apenas duas semanas, para se tornar um criador em tempo integral. Não querendo incentivá-lo, ela o expulsou de casa.
Depois de fazer um vídeo em que dia US$ 10.000 para uma pessoa em situação de rua, Donaldson percebeu o poder viral absoluto de simplesmente doar dinheiro. Como uma versão Gen-Z da Publishers Clearing House, ele começou a se filmar dando bolos de dinheiro a estranhos. Em 2020, Donaldson ganhava US$ 24 milhões por ano. No ano seguinte, esse número dobrou.
As jogadas não param. Neste inverno, durante os meses mais quentes do Hemisfério Sul, ele planeja filmar 100 horas na Antártida. Ele deu sinal verde para um videogame – do que se trata é ultrassecreto, mas isso não importa para os 30 milhões de assinantes de seu canal de jogos. A Feastables se tornará global e se expandirá para barras de proteína, talvez alimentos congelados.
A cadeia MrBeast Burger é uma joint venture com a Virtual Dining Concepts, de propriedade de Robert Earl, do Planet Hollywood. Donaldson tinha apenas 22 anos quando o MrBeast Burger foi lançado e precisava de toda a ajuda possível. Agora, porém, ele gostaria de ter mais controle: sua participação gerou US$ 3 milhões em 2021, apenas 4% das vendas daquele ano.
É por isso que, no fim de semana do Dia do Trabalho, Donaldson foi ao American Dream Mall de Nova Jersey para abrir seu primeiro restaurante físico. Cerca de 20.000 fãs fizeram fila. Muitos acamparam durante a noite. Donaldson e sua equipe serviram 5.000 hambúrgueres. Está em construção um ponto no Mall of America de Minnesota. Uma dúzia de outros locais poderia abrir no próximo ano.
“O que eu faço é como um zumbi”, diz Donaldson. “Eu me levanto e fico obcecado. Fico obcecado com isso até adormecer. Eu sonho com isso. Eu acordo e faço de novo, até o limite. Nada fora do meu negócio chama a minha atenção.”