A internet do futuro nos dará a oportunidade de viajar de uma maneira totalmente nova, seja por meio de experiências imersivas ou complementando nossos deslocamentos no mundo real com tecnologias de ponta.
Leia também:
- Brasil é o terceiro país mais animado com realidade virtual
- Com desafios de massificação, realidade virtual viverá nova fase com 5G
- Conheça o PSVR 2: incrível tecnologia de realidade virtual
Com metaverso e internet descentralizada, as empresas de viagens poderão oferecer experiências mais personalizadas e imersivas aos clientes. À medida que essas tecnologias continuam avançando, espera-se que tenham um efeito significativo e transformador na indústria do turismo. Vamos explorar três maneiras principais pelas quais a internet do futuro vai aprimorar a maneira como viajamos e vemos o mundo.
Viagem virtual
A realidade virtual (VR) nos permite explorar novos lugares sem sair de nossas casas, escritórios ou salas de aula. Embora isso nunca substitua a magia das viagens no mundo real, ainda há um enorme valor em ser capaz de explorar o mundo sem precisar estar em um avião, trem ou fazer uma longa viagem.
Por exemplo, a marca de roupas de aventura Patagonia criou uma experiência Oculus Rift que permite aos usuários visitar a remota montanha Monte Fitzroy, na fronteira do Chile com a Argentina, incluindo a visualização de um lago glacial de tirar o fôlego que fica no pé da montanha. Você pode nunca conseguir visitar o Monte Fitzroy na vida real, mas essa experiência imersiva oferece algo próximo disso.
Os viajantes também podem usar a realidade virtual para ver se desejam visitar destinos antes de se comprometerem a comprar passagens, hotéis e excursões. Algumas redes hoteleiras já usam a realidade virtual como uma ferramenta de marketing para atrair visitantes.
À medida que o metaverso evolui e incorpora mais réplicas digitais de destinos da vida real, poderemos viajar para uma ampla variedade de lugares apenas colocando nossos óculos imersivos. Como a internet do futuro será conectada e persistente, também poderemos viajar sem problemas de um local para outro, levando até mesmo nossa bagagem virtual.
Melhorando as viagens no mundo real
As futuras tecnologias da internet também continuarão a melhorar e aprimorar nossas experiências de viagem no mundo real. Destinos como os parques da Disney já estão trabalhando para incorporar simuladores de mundo virtual em seus locais, usando imagens projetadas.
Já temos parques temáticos de realidade virtual, como o VR Star Theme Park, na China, ou o VR Park de Dubai, que oferecem uma variedade de jogos, passeios e experiências, e podemos esperar ver ainda mais desses destinos no futuro.
Os parques temáticos tradicionais também vão incorporar VR e AR em seus passeios e experiências regulares. Por exemplo, no SeaWorld, em Orlando, na Flórida, os passageiros recebem óculos de VR para aprimorar a experiência na montanha-russa.
As pessoas também receberão ajuda do AR para tornar as viagens mais fáceis, agradáveis e divertidas. Imagine chegar a um destino do mundo real e poder ver informações interativas como direções, pontos de referência e interesse em seus óculos inteligentes ou telefone.
O recurso AR Live View, do Google Maps, sobrepõe setas e direções AR fáceis de seguir na rua do mundo real à sua frente, orientando-o sobre onde caminhar e onde virar para chegar ao seu destino.
O Tunnel Vision NYC é outro aplicativo AR que transforma os mapas do metrô de Nova York em visualizações interativas. A plataforma chinesa de compartilhamento de viagens DiDi tem um recurso de realidade aumentada que orienta os passageiros por edifícios como estações de trem e aeroportos para encontrar seus locais exatos de embarque.
Viagens e tecnologias Web3
As tecnologias Web3, como blockchain, também entrarão no setor de viagens. Já existem plataformas de reservas baseadas em blockchain disponíveis, e empresas como o TUI Group estão trabalhando na integração de contratos inteligentes em seus negócios de viagens. As empresas estão potencialmente procurando usar a tecnologia para eliminar sites intermediários como Orbitz e Expedia.
No futuro da Internet, também podemos esperar ver mais tokens não fungíveis (NFTs) relacionados a viagens. A marca de hotéis de luxo Marriott Bonvoy fez parceria com os artistas TXREK, JVY e Erick Nicolay para criar NFTs exclusivos.
Leia também:
- Os desafios da Apple com o iPhone 14 e as expectativas para o iPhone 15
- Muito além do Vision Pro: veja os principais lançamentos da Apple desde 2001
- Conheça 5 concorrentes diretos do Apple Vision Pro22
Conforme as tecnologias continuam a transformar a indústria do turismo, poderemos não apenas reservar todas as nossas viagens com a segurança do blockchain, mas até mesmo nossos passaportes poderão ser NFTs.
*Bernard Marr é um autor best-seller internacional, palestrante popular, futurista e consultor estratégico de negócios e tecnologia para governos e empresas.
(traduzido por Andressa Barbosa)