Os inscritos no South by Southwest (SXSW) se reuniram nesta segunda-feira (11) para o 25º SXSW Innovation Awards, prêmio apresentado pelo “Patient Safety Technology Challenge”, projeto de apoio a iniciativas com soluções inovadoras para a área da saúde.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
No total, foram 14 vencedores em 13 categorias, incluindo “Best in Show” e “Escolha do Público”.
Leia também:
- Confira as últimas novidades da Apple
- Novas imagens do James Webb revelam estrelas mais jovens e massivas do que o Sol
- Conheça 5 mulheres líderes em tecnologia e inovação no Brasil
Entre os vencedores do Innovation Awards, estão os cinco homenageados do Prêmio de Serviço Comunitário SXSW 2024. O Brasil ficou entre os finalistas na categoria “Inteligência Artificial”, com o centro de pesquisa brasileiro CESAR, de Recife (PE), em parceria com a Lenovo.
Veja os vencedores do prêmio de inovação do SXSW:
-
Divulgação Inteligência Artificial
A categoria de Inteligência Artificial apresenta projetos que alavancam o poder inovador da aprendizagem de máquina, LLMs e IA generativa.
A proposta vencedora foi a da startup Truveta, que montou um sistema de IA para análise de dados médicos voltados à pesquisa e desenvolvimento na área da saúde.
“Os dados de saúde têm sido tradicionalmente isolados, inacessíveis e demasiado confusos para serem úteis para a pesquisa científica em saúde. O poder da IA nos permite pegar os dados e deixá-los mais apurados e prontos para análise.”
-
Divulgação Experiência de Áudio
Na categoria de Experiência de Áudio, o vencedor foi o SPOKE, aplicativo desenvolvido para ajudar pessoas por meio de “terapia” com música e voz.
“Com dificuldades para dormir? Precisa de um impulso extra para começar o seu dia? O esgotamento está se aproximando? O SPOKE te ajuda com uma combinação única de música, mindfulness e outras ferramentas de saúde mental.”
-
Divulgação Mudanças Climáticas
A categoria de Mudanças Climáticas concentra-se em projetos grandes e pequenos que abordam positivamente a crise do aquecimento global.
Em 2024, a vencedora foi a marca TOM FORD, alimentada pela Lonely Whale, com o programa de aceleração de startups que trabalham produzindo soluções para a substituição do plástico.
-
Divulgação Empoderamento Comunitário
A categoria de Empoderamento Comunitário destaca projetos que ajudam a capacitar grupos desfavorecidos de pessoas ao redor do mundo.
O vencedor foi o aplicativo Aya Contigo, da startup de saúde feminina Vitala, cujo propósito é ajudar mulheres a realizarem abortos seguros.
“Aya Contigo é uma plataforma que acompanha virtualmente mulheres por meio de uma jornada segura de aborto medicamentoso e planejamento familiar, fornecendo a elas recursos confiáveis e baseados em evidências para evitar abortos inseguros.”
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Saúde e Biotecnologia
A categoria de Saúde e Biotecnologia descobre os melhores novos projetos que servem ao bem-estar e à medicina. Seguindo este princípio, o campeão foi um dispositivo de combate ao câncer de pele, o DermaSensor.
“O dispositivo fornecerá aos médicos informações adicionais sobre uma lesão, para que eles considerem em sua decisão de encaminhamento. O DermaSensor não determina definitivamente se o câncer está presente, nem toma qualquer decisão para o usuário.”
-
Divulgação Design de Interface
A categoria de Design de Interface reconhece as melhores ideias novas para interação humana com software e máquinas.
A startup Lune foi campeã com seu sistema integrado para guitarristas.
“Na Lune, nos dedicamos a criar um produto inovador que integra perfeitamente a tecnologia de ponta com a arte de tocar guitarra, resultando em uma descoberta sem igual.”
-
Divulgação Design de Produto
A categoria de Design de Produto destaca os melhores novos hardwares do mundo, incluindo produtos, dispositivos, gadgets e eletrodomésticos.
Nesta categoria, houve um empate entre um robô com personalidade e um sistema para reciclagem de garrafas de água.
“O Boomerang pode ajudar empresas de todos os tipos – de hotéis a centros de convenções, linhas de cruzeiro e além – a reduzir o lixo e a poluição em suas comunidades.”
“Na Enchanted Tools, nossa missão é ir além da mera utilidade. Nos esforçamos para encantar o mundo com tecnologia inovadora, promovendo ética e responsabilidade.”
-
Divulgação Mídias Sociais
A categoria de Mídias Sociais reconhece novos projetos e plataformas que criam canais mais saudáveis para comunicação.
A vencedora foi a solução de monitoramento e triagem de mídias sociais da Viral Nation.
“Nossa ferramenta elimina os riscos de trabalhar com criadores inadequados, escaneando conteúdos, históricos de imagens, vídeos e áudio em escala e com monitoramento contínuo de perfis.”
-
Divulgação Inovação Estudantil
A categoria de Inovação Estudantil homenageia projetos e startups excepcionais de estudantes que se concentram em tecnologia interativa para o futuro.
Este ano a categoria ficou com o FireBot, primeiro veículo terrestre não tripulado que pode ser implantado em edifícios em chamas para procurar sobreviventes.
-
Divulgação Design Urbano
A categoria de Design Urbano reúne soluções à frente do tempo para criar uma experiência urbana melhor e mais equitativa.
A colaboração STEEL+SPARK foi campeã com as “Sparkboxes”, um tipo de unidade habitacional acessória — ou melhor, uma maneira de adicionar espaços a terrenos já habitados.
“O Sparkbox é um espaço versátil que pode ser usado para habitação, estúdios criativos, espaço de trabalho remoto, academia e muito mais – tudo na conveniência do seu próprio quintal!”
-
Divulgação WTF (What the Future)
A categoria WTF (What the Future) reúne projetos futuristas que não se encaixam em outro lugar.
A vencedora foi a UbiGro Cover, uma cobertura revolucionária para estufas projetada para transformar a maneira como plantações absorvem a luz solar.
“Aproveitando a tecnologia premiada com o Nobel de pontos quânticos, o UbiGro Cover otimiza o espectro da luz solar, convertendo fótons UV e azuis em fótons vermelhos que as plantas desejam.”
-
Divulgação Prêmio escolha do público
A Kulture City foi premiada por sua iniciativa de produtos que promovem a inclusão para pessoas com deficiências sensoriais.
“Sons comuns, luzes, multidões e até mesmo certos odores podem não apenas ser avassaladores, mas também fisicamente dolorosos para algumas pessoas.”
-
Divulgação Melhor em Mostra
“O Dotpad oferece à comunidade com baixa visão acesso a mapas, diagramas, gráficos e outras ilustrações, permitindo fácil acesso ao conteúdo na internet.”
Inteligência Artificial
A categoria de Inteligência Artificial apresenta projetos que alavancam o poder inovador da aprendizagem de máquina, LLMs e IA generativa.
A proposta vencedora foi a da startup Truveta, que montou um sistema de IA para análise de dados médicos voltados à pesquisa e desenvolvimento na área da saúde.
“Os dados de saúde têm sido tradicionalmente isolados, inacessíveis e demasiado confusos para serem úteis para a pesquisa científica em saúde. O poder da IA nos permite pegar os dados e deixá-los mais apurados e prontos para análise.”
Acompanhe a cobertura do SXSW na Forbes Brasil:
-
- Para além da IA: quais os temas não tão óbvios do SXSW?
- De IA a Big Techs: temas do SXSW ainda geram incertezas nos brasileiros
- Paixão pelos games leva jovem da periferia do Rio de Janeiro para o SXSW
- Erros e acertos das previsões de Amy Webb no SXSW
- MIT no SXSW: entenda a relação entre IA e Ozempic
- Amy Webb: “não precisamos de salvadores, mas de um plano para o futuro”
Na vitrine global de inovação, Brasil expõe tecnologia de ponta e a força da favela - Como a Porto se inspirou no SXSW para sua transformação digital
- Forbes Brasil Nightcap reúne nomes de destaque em Austin