Uma participação no reality mais popular do país seguida de um papel de protagonismo em novela de horário nobre catapultou Jade Picon ao estrelato nacional. Mas, antes de passar pelo confinamento do Big Brother Brasil 2022 e de viver a Chiara em Travessia (ambos da TV Globo), ela já era uma influenciadora digital de sucesso, com 13 milhões de seguidores no Instagram – atualmente, são 22 milhões.
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“Quando eu comecei na internet, o número de plataformas existentes era muito menor. O Instagram, por exemplo, foi se moldando aos poucos para chegar ao que é hoje. Acredito muito que ainda veremos um grande aumento na diversidade de plataformas. Procuro sempre estar atenta às tendências para me adaptar a essas mudanças, buscando expandir minha presença online e explorar as novas oportunidades”, conta ela, que estreou seu perfil e recebeu sua primeira proposta de trabalho na rede social aos 11 anos.
Embora tenha tido uma iniciação digital precoce – ou talvez por isso mesmo –, Jade Picon tem uma visão lúcida sobre os becos escuros da internet. “Acredito que as redes sociais nunca terão uma linearidade no sentido de serem um local completamente saudável por conta das pessoas que as utilizam. No meu caso, busco sempre priorizar conteúdos que vão inspirar meus seguidores a buscar sua melhor versão. Falo muito sobre autocuidado, amor próprio, empoderamento, liberdade, independência, alimentação saudável e cuidado com o corpo. E falo também sobre pautas mais profundas, como questões femininas e assédio sexual.”
Ela faz questão de ressaltar, porém, que seu ofício não se restringe apenas à esfera digital. Seus primeiros passos profissionais, aliás, foram dados não só antes do surgimento de plataformas como Instagram e YouTube, mas antes mesmo que ela soubesse andar: Jade fez sua primeira campanha de moda, para a C&A, com 1 ano de vida. Aos 13, conquistou sua independência financeira e, aos 20, já era milionária.
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Hoje, aos 22, para além da atuação como influencer e da bagagem de protagonista de novela, tem também colaborações com grifes internacionais – como Fendi, Valentino, Calvin Klein e Levi’s –, a chancela de primeira mulher brasileira a realizar uma collab com a Adidas e também uma marca de roupas própria, a Jade². “Acho essencial as pessoas entenderem que sou movida pelos meus sonhos e que eles não necessariamente estarão sempre no âmbito da internet. Não gosto de me limitar a caixinhas. Quero ser livre para fazer o que me faz feliz.”
*Reportagem publicada na edição 117 da revista Forbes, em março de 2024.