Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes MKT / Com o Avanço da IA, Influenciadores Genéricos Serão Substituídos

Com o Avanço da IA, Influenciadores Genéricos Serão Substituídos

Bia Granja, especialista em Creator Economy, destaca três tipos de criadores que estão mais vulneráveis aos avanços da inteligência artificial

Caroline de Tilia
13/01/2025 Atualizado há 4 meses
Influenciador produzindo conteúdo em um estúdio
Canva
Em um contexto onde vídeos artificiais e reais são praticamente indistinguíveis, a conexão emocional e a credibilidade ganham ainda mais valor

Acessibilidade

Em dezembro de 2024, o Google apresentou o Veo 2, atualização da ferramenta de inteligência artificial que utiliza comandos de texto para a criação de vídeos. “A versão traz uma compreensão aprimorada da física do mundo real e das nuances do movimento e da expressão humana, o que melhora os detalhes”, explica o comunicado da Big Tech.

Com o avanço e a democratização da tecnologia de geração de vídeos com IA, “influenciadores virtuais” não serão exclusividade de grandes instituições ou estúdios, pequenas empresas e criadores poderão desenvolver seus avatares para a distribuição de conteúdos online.

Leia também

  • Forbes Tech

    Como a IA Pode Criar Clones Digitais e Ajudar Pacientes Terminais

  • Geral

    Terceiro Filme de ‘Avatar’ Apresentará Novos Adversários em Pandora

  • Forbes Money

    Cinemas Apostam em Tom Cruise, Superman e “Avatar” para Impulsionar Bilheterias

De acordo com uma pesquisa publicada em janeiro de 2024 pela KBV Research, o mercado de “influenciadores virtuais” será avaliado em US$ 37,8 bilhões até 2030. Em 2022, a Lu, avatar da rede Magazine Luiza, foi eleita pelo site Virtual Humans como a influenciadora virtual mais seguida do mundo. Marcas como Intel e Burguer King já contrataram a personagem como “garota-propaganda”.

Em meados de 2024, o  TikTok passou a oferecer avatares feitos por IA para os seus anunciantes. O Symphony, projeto anunciado durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, conta com modelos que falam mais de 10 idiomas. Veja um exemplo:

Foto de um avatar de IA que imita uma pessoa real criado pelo TikTok
Reprodução/TikTok

“Meu nome é Adrienne, avatar do TikTok Symphony”, diz a influenciadora virtual durante o vídeo.

Bia Granja, especialista em Creator Economy, destaca três tipos de criadores que estão mais vulneráveis aos avanços da inteligência artificial: “Pessoas que reproduzem fórmulas, gatilhos e truques para agradar os algoritmos das redes, influenciadores que apenas seguem tendências e não constroem uma identidade e, por fim, o criador que só quer servir às marcas.”

Para a consultora, a construção de uma comunidade fiel se dá a partir da autenticidade. Em um futuro onde vídeos artificiais serão dificilmente distinguíveis de conteúdos reais, a conexão emocional e a credibilidade ganham mais espaço do que nunca.

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Escolhas do editor

    Quem Faz as Roupas do Papa: Tradição, Alfaiataria e Preparação no Vaticano

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • avatares
  • creator economy
  • IA
  • Influenciadores
  • redes sociais

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • Maye Musk e Elon Musk bilionarios dia das maes

    Conheça as Mães por Trás do Sucesso desses Bilionários

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.