A terceira quinta-feira de novembro é um dos dias favoritos do ano de Franck Duboeuf. O Beaujolais Nouveau Day é uma grande celebração dos produtores de uvas da Les Vins, Georges Duboeuf, filho do falecido viticultor que dá o nome à vinícola que tornou os vinhos Beaujolais Nouveau famosos em todo o mundo. A Forbes foi conversar com Duboeuf sobre o que há especial na mais recente jovem safra francesa dessas uvas. Confira:
Forbes: O que é o Beaujolais Nouveau Day? Conte sobre sua história e por que a celebração?
Duboeuf: O Beaujolais Nouveau Day é uma celebração na França. Todos os anos, na terceira quinta-feira de novembro, lançamos o primeiro vinho da colheita – o primeiro resultado da generosidade dos vinhedos de Beaujolais. A tradição começou como forma de brindar o esforço exigente dos trabalhadores da vinha e da adega ao longo do ano. Abríamos uma garrafa do vinho novo para homenagear o sucesso da empreitada. Agora, mais de um século depois, é uma celebração global que ainda marca o momento de encerramento do trabalho árduo da temporada e também uma prévia da safra.
LEIA MAIS: Brasil recebe primeira Indicação Geográfica de vinhos tropicais
Forbes: O sr. acredita que as pessoas ainda precisam ser educadas sobre esse trabalho do campo à mesa?
Duboeuf: Embora o Beaujolais Nouveau Day seja muito popular na França, sempre recebemos mais entusiastas (em todo o mundo) para se juntarem a nós! É um dia de festa, mas também uma tradição importante em nossa comunidade e que tem um grande significado histórico, principalmente para minha família.
Forbes: Como está dando continuidade ao legado de seu pai? Qual a sua missão?
Duboeuf: A Les Vins Georges Duboeuf é o legado duradouro de meu pai, uma empresa que ele começou do zero para se tornar um dos nomes de vinhos mais conhecidos do mundo. Foi preciso muito trabalho árduo, mas também muita imaginação e “pensar fora da caixa” para ter sucesso em um ambiente tão competitivo.
A nossa missão é honrar a tradição e continuar a inovar, como o meu pai fez, no esforço de fazer vinhos de alta qualidade e representar famílias vitivinícolas, muitas das quais cultivam uvas e fazem vinho desde antes do início do século XX.
Forbes: Por que o Beaujolais Nouveau se tornou tão esperado? O que é que as pessoas amam tanto nisso?
Duboeuf: Beaujolais Nouveau é uma tradição antiga na França e que meu pai espalhou pelo mundo. Como o vinho não pode ser liberado até a meia-noite da terceira quinta-feira de novembro, historicamente houve uma corrida para ser o primeiro vinho nas lojas. Na verdade, existem muitas histórias sobre como o Nouveau foi entregue ao mundo – tudo, desde o jato Concorde até um balão de ar quente. Adoramos o Beaujolais Nouveau porque marca o fim de muito trabalho e dedicação de tanta gente. É um prazer compartilhar isso com o mundo.
Forbes: Como as pessoas devem celebrar o Beaujolais Nouveau?
Duboeuf: A única maneira de celebrar verdadeiramente o Beaujolais Nouveau Day é abrindo uma garrafa de Georges Duboeuf Beaujolais Nouveau! Nos Estados Unidos, por exemplo, há muitos eventos e jantares acontecendo, especialmente em varejistas locais. (nr.: no Brasil, o vinho pode ser encontrado na TodoVino, Costibebidas e Vivino, todos com e-commerce)
Forbes: Como é comemorado o Beaujolais Nouveau Day na França?
Duboeuf: À meia-noite da terceira quinta-feira de novembro, os foliões se reúnem dentro e fora de seus bistrôs e restaurantes favoritos para provar o primeiro vinho da safra. São muitas as festas, desde as pequenas e intimistas até as comemoradas por uma cidade inteira. É meu desejo que o mundo inteiro celebre o Beaujolais Nouveau Day como fazemos na França.
Forbes: Conte-nos sobre esses lindos rótulos de garrafas? Dizem que eles foram desenhados por um artista francês.
Duboeuf: Os rótulos da safra 2022 Georges Duboeuf Beaujolais Nouveau foram criados por um famoso designer francês, Alain Vavro, que era um grande amigo de meu pai. O trabalho de Alain pode ser encontrado em muitos produtos de marcas conhecidas, como Paul Bocuse, Villeroy & Boch e Ariane Porcelain. Ele também criou obras de arte para vários restaurantes com estrelas Michelin. Temos o privilégio de trabalhar com Alain há décadas. Cada vez que produz um rótulo para nós, encontra uma forma única de expressar o vinho e a estação. A peça deste ano é uma representação gráfica da colheita, apresentando tons contrastantes, complementados por chamativos toques de cor.
Forbes: Quais as melhores formas de harmoizar esse vinho?
Duboeuf: Beaujolais Nouveau é feito de gamay, uma uva deliciosamente fresca e vibrante que combina excepcionalmente bem com aves, como peru, e a maioria dos acompanhamentos. É uma coincidência que a data do Beaujolais Nouveau Day caia apenas uma semana antes do Dia de Ação de Graças na América, mas é um feliz acidente. Georges Duboeuf Beaujolais Nouveau Rosé é um vinho perfeito para abrir quando os convidados chegam, nosso Beaujolais Nouveau é melhor como aperitivos e depois e servir nosso Beaujolais-Villages Nouveau no jantar.
Forbes: Qual é a melhor momento para beber o vinho?
Duboeuf: Georges Duboeuf Beaujolais Nouveau é um vinho fresco e deve ser consumido enquanto jovem. Algumas safras duram um ou dois anos, mas este vinho é realmente feito para ser consumido alguns meses após o lançamento.
Forbes: O que mais você gostaria de compartilhar?
Duboeuf: Gostaria de dizer que o Beaujolais Nouveau me comove, não só pelas muitas boas lembranças que tenho do vinho, mas também pela relação especial que o vinho tem com quem o faz, e com quem o aprecia.
*Jeanette Hurt é colraboradora da Forbes EUA, escritora premiada e autora de mais de uma dúzia de livros, incluindo os best-sellers Wisconsin Cocktails, Drink Like a Woman e The Joy of Cider.