O Merlot é um dos vinhos tintos mais populares do mundo e o segundo favorito da América do Norte, o maior mercado global de vinhos. Em preferência, fica atrás apenas do Cabernet Sauvignon. Conhecido por sua textura macia e sensual, e estilo acessível, o Merlot é feito a partir de uvas de casca vermelha que podem se adaptar a uma variedade de climas, produzindo vinhos que combinam com diferentes tipos de comida e em várias faixas de preço.
Graças a sua versatilidade, o Merlot pode ser aveludado e com notas de ameixa ou rico e amadeirado. Tem para todos os gostos, e é por isso que é tão adorado.
O que significa “Merlot”?
A palavra Merlot é francesa e significa “o pequeno pássaro preto” ou “melro”. Merlot também se refere a uma variedade de uva tinta usada para fazer vinho em todo o mundo.
Leia também
Como é o sabor do Merlot?
Normalmente, o Merlot é um vinho seco, de corpo médio a encorpado, com acidez moderada, álcool moderado a alto e taninos suaves, mas presentes.
O Merlot considerado ideal, por sua vez, apresenta uma gama de sabores, que vai desde grafite, ervas, amoras, cerejas pretas, ameixas e cacau, com notas de cravo, baunilha e cedro quando envelhecido em carvalho.
Apesar do Merlot ser conhecido como camaleão porque se adapta a muitos climas, assumindo o caráter tanto do local quanto do processo de vinificação, essa característica pode nem sempre ser positiva. A uva do Merlot é difícil de cultivar e pode levar ao excesso de plantio e à abundância de vinhos de baixa qualidade.
Qual é a cor do Merlot?
O Merlot é vermelho porque é feito com uvas de casca vermelha. Quando jovem, os vinhos podem ser semi-opacos a opacos, e de um vermelho rubi profundo. A cor é geralmente mais clara do que a do Cabernet Sauvignon e mais profunda do que a do Pinot Noir.
Um indicador de que tem Merlot na taça é o brilho de tons de alaranjados na borda. Vale lembrar que a cor do vinho muda com a idade, e pode perder a pigmentação e o brilho, tornando-se granada.
Por que o filme “Sideways” tornou o Merlot infame?
Durante anos, a indústria do vinho debateu o efeito que “Sideways” teve nas vendas de Merlot. O filme, de 2004, conta a história sobre a viagem de dois amigos pelos vinhedos da região da Califórnia. Um dos protagonistas do filme, Miles, detesta o Merlot.
Há quem diga que o filme inspirou um novo público de apreciadores de Pinot Noir, que trocou um vinho tinto por outro. No entanto, existem argumentos de que o filme não influenciou o declínio das vendas do Merlot, porque ele já estava em uma fase ruim devido ao excesso de plantio e à proliferação de vinhos de baixa qualidade no mercado.
- Inscreva sua empresa na lista Forbes Agro100 2024
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Siga a ForbesAgro no Instagram
Por último, Miles, um dos protagonistas, pode ter influenciado os apreciadores de Merlot a desgostarem do vinho. Independentemente do efeito que o filme teve, o fato é que existem Merlots ruins, bons e sublimes, e, devido a esses últimos, o Merlot está voltando.
Qual é o teor alcoólico de uma garrafa de Merlot?
O teor alcoólico do Merlot depende de onde ele é cultivado, já que o clima influencia a maturação, o que afeta os níveis de álcool. O Merlot de regiões mais frias, como a França, geralmente tem entre 13% e 14% de álcool por volume (ABV), mas pode chegar a 14,5% quando cultivado em um clima mais quente, como na Califórnia, no Chile e na Austrália.
O Merlot é doce ou seco?
O Merlot geralmente é seco. Mas vale registrar que a impressão de sabores de frutas maduras, como cerejas e ameixas, não é o mesmo que perceber a doçura devido ao conteúdo de açúcar.
Um vinho seco significa que, após as uvas serem prensadas, o açúcar do mosto é convertido em álcool pelas leveduras. Ao final do processo, cria-se um vinho totalmente seco.
Às vezes, um pouco de açúcar, chamado açúcar residual, fica para trás. Isso pode ser intencional, para dar um toque de riqueza e doçura ao vinho, ou pode ser porque as leveduras não terminaram a fermentação. No entanto, alguns gramas por litro de açúcar residual ainda são considerados vinho seco.
Quantas calorias e carboidratos o Merlot tem?
O Merlot é tipicamente seco, ou seja, com pouco ou nenhum açúcar. No entanto, isso não significa que ele não tenha calorias. Normalmente, uma porção de 150 ml de Merlot tem cerca de 125 calorias, ou 625 calorias em uma garrafa de 750 ml.
Se um Merlot tiver um toque de açúcar residual, o vinho terá carboidratos, mas apenas uma pequena quantidade. Vinhos secos, geralmente, contém até 4 gramas de carboidratos.
Como se deve servir o Merlot?
Como todos os vinhos tintos, o Merlot tem uma faixa de temperatura ideal. A noção de servir tintos à temperatura ambiente está ultrapassada porque o clima das casas das pessoas variam drasticamente, seja no inverno ou no verão.
De qualquer forma, a temperatura média das casas varia entre 21 e 24ºC, o que ainda é muito quente para o vinho tinto. E quando o Merlot está muito quente, o álcool pode parecer quente e os sabores ficam confusos.
Se estiver muito frio, os aromas e sabores ficam abafados. Por isso, a faixa ideal de temperatura para servir Merlot é de 15 a 18°C, o que pode ser alcançado com 15 minutos na geladeira. E se você não terminar uma garrafa de Merlot, recoloque a rolha e coloque-a de volta na geladeira. Os sabores permanecerão frescos por 2 a 4 dias. Depois disso, o vinho começará a oxidar. Nesse ponto, é indicado usá-lo em pratos de carne ou vegetais cozidos.
Quais alimentos combinam melhor com Merlot?
Uma razão pela qual as pessoas adoram Merlot é sua versatilidade, graças à gama de estilos e preços disponíveis no mercado. O Merlot frutado e fácil de beber combina bem com carnes brancas e escuras, de frango, peru, a porco, além de massas para o jantar, hambúrgueres e pizza.
Estilos mais encorpados, maduros e carnudos, frequentemente com maior teor alcoólico, podem acompanhar alimentos mais saborosos, como carne bovina e cordeiro, pratos de feijão robustos e carnes de caça como veado e bisonte.
O Merlot da margem direita de Bordeaux, do tipo clássico e saboroso, combina bem com carnes assadas, pato e cogumelos. O segredo é combinar o peso e a intensidade do sabor do vinho com o peso e a intensidade do sabor do prato.
Merlot versus Cabernet Sauvignon: Qual é a diferença?
Embora o Merlot e o Cabernet Sauvignon sejam, tecnicamente, provenientes de uvas diferentes, em degustações às cegas, pode ser difícil diferenciá-las, especialmente quando cultivadas em climas mais frios, já que elas pertencem à mesma família de uvas, compartilhando um progenitor, o Cabernet Franc.
Vinhos dessa família têm pirazinas, compostos químicos orgânicos aromáticos que produzem notas de pimentão e ervas, que são mais proeminentes em regiões mais frias. Além disso, o Merlot em regiões mais frias, como sua terra natal de Bordeaux, desenvolve taninos mais firmes e uma estrutura e caráter mais saborosos do que em climas quentes, tornando mais fácil confundi-lo com Cabernet.
Os dois são frequentemente parceiros de mistura em vinhos tintos de Bordeaux, com o Cabernet trazendo cassis, frescor herbáceo e estrutura tânica, e o Merlot contribuindo com sua textura macia e fruta madura. Vale destacar que o Merlot é geralmente mais barato, mais frutado e mais suave do que o Cabernet, e muitas vezes é percebido como menos complexo.
Qual é a diferença entre Pinot Noir e Merlot?
Neste caso, são duas uvas tintas diferentes. O Pinot Noir é uma variedade de casca fina que produz vinhos de cor e álcool moderados, com alta acidez, elegância e perfume de frutas vermelhas (cranberries, framboesas, cerejas vermelhas).
O Pinot Noir é famoso entre os amantes do vinho pelos estilos encantadores produzidos na Borgonha. O Merlot tem mais taninos, corpo, álcool e uma cor mais escura, e vem da margem direita de Bordeaux, onde se tornou famoso pelos vinhos de Pomerol e St. Emilion.
* Lauren Mowery é colaboradora da Forbes EUA e cobre temas como bebidas, viagens, comida, e a intersecção dos últimos três.