
Há uma atenção especial às obras e aos artistas que melhor representam a excelência, seja em composições musicais, esculturas de coleção ou trabalhos concebidos especificamente para suas adegas e parques ao redor, até mesmo para os vinhedos.
Tornou-se uma tendência consolidada expressar, por meio do mecenato, a busca pela beleza e perfeição nos produtos das melhores vinícolas da Itália e da França. Um investimento que gera retorno, sobretudo em termos de imagem, como demonstram edições especiais e coleções selecionadas pela Forbes.
A Homenagem da Dom Pérignon a Basquiat
Atraída pelas conexões com o universo de Jean-Michel Basquiat, a Dom Pérignon homenageou o artista nova-iorquino com uma edição especial do Vintage 2015, simbolizada por um tête-à-tête gráfico e conceitual que sobrepõe o escudo, emblema da Maison, e a coroa de três pontas, assinatura e declaração do artista.
A celebração tornou-se uma instalação artística muito admirada nas vitrines da Rinascente, em Milão, em dezembro, além de um aperitivo sofisticado que conquistou uma clientela selecionada no restaurante Majo, no último andar da loja, com uma vista esplêndida para as torres do Duomo.
A homenagem da Dom Pérignon a Basquiat se concretizou em uma edição especial de coffrets e garrafas do Vintage 2015. O design foi concebido segundo o princípio da montagem, fundamental tanto para a empresa quanto para o artista. A coleção tributo inclui uma peça única, em edição limitada de oito exemplares, destinada a apreciadores de grandes safras e amantes da arte.
Ca’ del Bosco e Seu Vínculo com a Arte
Sempre na vanguarda entre os apaixonados por arte contemporânea, desde os lobos azuis que recepcionam visitantes no telhado da adega em Erbusco — referência na produção de Franciacorta — até as instalações espalhadas pela propriedade, Maurizio Zanella, presidente da Ca’ del Bosco, reafirmou sua crença na tríade vinho, arte e cultura ao inaugurar, no final de novembro, a obra handandland da artista siciliana Irene Coppola.
Vencedora da primeira edição do Prêmio de Escultura Ca’ del Bosco, voltado para esculturas externas de artistas com menos de 40 anos, a obra passou a fazer parte da coleção permanente da vinícola.
O vínculo com a arte surgiu com Zanella no final dos anos 1970 para enfatizar a relação entre vinho e criatividade. Ambos são o resultado de uma união mágica entre natureza, pensamento, alma e sentidos. É por isso que, na Ca’ del Bosco, o acesso se dá pelo Cancello Solare, obra encomendada a Arnaldo Pomodoro em 1985, uma estrutura circular de cinco metros de diâmetro que se abre em dois semiciclos de 25 quintais de bronze cada um.
E isso é apenas o início de uma galeria de arte ao ar livre que dialoga com o espaço interno e externo, abrigando obras de artistas como Mimmo Paladino, Zheng Lu, Stefano Bombardieri e Tsuyoshi Tane.
O Apoio ao Guggenheim
Outra vinícola italiana que se destaca no apoio às artes é a Villa Sandi, produtora de vinhos e Prosecco DOCG e DOC no Vêneto e em Friuli Venezia Giulia. Graças ao empenho e à paixão dos proprietários, a família Moretti Polegato, a Villa Sandi reforça seu compromisso cultural e sua ligação com Veneza ao apoiar a programação e as iniciativas da Coleção Peggy Guggenheim, uma das mais prestigiadas instituições de arte moderna do mundo.
Isso ocorre por meio de sua adesão ao projeto Guggenheim Intrapresæ, que reúne empresas de renome internacional.
A colaboração também celebrou os 40 anos da abertura ao público da Villa Sandi, um edifício histórico de estilo palladiano localizado nas colinas da Marca Trevigiana. Após anos de restauração, foi uma das primeiras propriedades italianas a receber visitantes externos, promovendo a arte e a beleza como parte de sua identidade.
O resultado? No último ano, a vinícola atingiu a marca histórica de 500 mil visitas, consolidando-se como embaixadora da cultura, arte e sabores. A Villa Sandi integra o ranking Top 100 World’s Best Vineyards, que reconhece as vinícolas mais belas que todos deveriam visitar pelo menos uma vez na vida.
Aquarelas e Música
A paixão pela arte, o compromisso com a sustentabilidade e a conexão com a natureza são os valores que unem a Ruinart — a mais antiga maison de Champagne do mundo — e o Joali Maldives, resort no atol de Raa. Desde sua fundação em 1729, a maison tem vínculos com o mundo da arte, tendo encomendado, em 1896, ao artista Alfons Mucha, futuro expoente da Art Nouveau, o primeiro cartaz publicitário da história do Champagne.
Da mesma forma, desde 2018, o Joali Maldives redefiniu o conceito de hospitalidade de luxo, colocando a arte no centro de sua identidade. Através de colaborações com artistas renomados, o resort tornou-se o primeiro templo de arte imersiva, onde luxo e criatividade se encontram.
Para 2025, o Joali Maldives escolheu colaborar com a artista anglo-francesa Sophie Kitching, conhecida por suas obras multidisciplinares. Kitching utiliza materiais naturais como óleo, aquarela e folha de ouro para criar obras intimamente ligadas à natureza. Para esta ocasião, foi convidada a reinterpretar a inovadora embalagem second skin da Ruinart, um coffret revolucionário feito 100% de fibras de madeira natural e totalmente reciclável.
Inspirado no design das emblemáticas crayères da maison em Reims, o invólucro foi transformado pela artista com padrões que evocam a flora e fauna das Maldivas: plantas nativas, garças cinzentas, corais vibrantes e peixes tropicais, enriquecidos com detalhes em folha de cobre-zinco.
Pedra Vulcânica de Coleção
E, assim como um jantar regado a excelentes vinhos precisa de um grand finale, a Amara encerra este panorama de excelência artística. Para celebrar o artesanato siciliano e o décimo aniversário de seu amaro — o licor siciliano nascido do encontro entre a laranja vermelha da Sicília IGP e o solo vulcânico do Etna — a marca convidou a designer catanesa Magda Masano.
Ela criou a nova edição especial Lavastone, um refinado bandeja de pedra vulcânica pintada à mão. Cada peça é única, inteiramente feita à mão, simbolizando o vínculo profundo entre o território do Etna e a tradição artesanal siciliana, que sabe exaltar a matéria vulcânica em todas as suas formas.
O Apoio da Allegrini
Outro grande nome no apoio às artes é a Allegrini, marca histórica que promove mundialmente os signature wines da Valpolicella e, mais recentemente, o Lugana. O compromisso da família com a cultura e a arte também se expressa através da adesão ao projeto 67 Colonne, uma iniciativa de arrecadação de fundos para valorizar a Arena de Verona.