O chef francês Albert Roux, que com seu irmão Michel levou restaurantes finos ao estilo parisiense para Londres na década de 1960 e inspirou gerações de chefs, morreu aos 85 anos, informou a família hoje (6). Ele não estava bem há um tempo.
Os empreendedores irmãos Roux estiveram por trás de um império culinário de restaurantes, livros, programas de televisão e uma prestigiosa competição para chefs, exercendo uma influência quase sem paralelo na cena gourmet britânica.
“Ele foi um mentor para muitas pessoas no setor da hospitalidade e uma verdadeira inspiração para chefs iniciantes, incluindo eu”, disse o filho de Albert, Michel Roux Jr, que dirige o restaurante Le Gavroche, fundado em 1967 por seu pai e tio.
O irmão mais novo de Albert, Michel, morreu aos 78 anos em março do ano passado.
Os irmãos, originários da pequena cidade de Charolles, no centro da França, chegaram a Londres em uma época em que a capital britânica não era conhecida pela gastronomia sofisticada.
No início, eles se revezavam na cozinha e na sala de jantar do Le Gavroche, na Sloane Square, no elegante bairro de Chelsea, mas o restaurante foi um sucesso instantâneo e eles logo puderam fazer contratações.
Le Gavroche foi o primeiro restaurante do Reino Unido a obter três estrelas Michelin, a maior honraria no mundo da alta gastronomia. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.