Poucos designers de joias enfeitam as celebridades e ainda recebem grande atenção da mídia, que potencializa o reconhecimento da marca e aumenta as vendas. E menos profissionais ainda produzem coleções que incorporam um estilo diferente, pedras excepcionais e peças vendidas em lugares como Harrods e Liberty of London. São poucos os que criam peças únicas e personalizadas de alta joalheria avaliadas entre US$ 1 milhão e US$ 1,5 milhão. Mas Fei Liu, de Birmingham (Inglaterra), preenche todos os três (e muitos outros) deslumbrantes requisitos.
Por uma conversa via FaceTime, Liu explicou que “tudo que eu crio –seja alta joalheria, platina, ouro 18 quilates ou prata esterlina– é multidimensional, ricamente colorido e texturizado com arte nos acabamentos e em outros detalhes. É claro que eu projeto para o corpo humano. Também projeto para as emoções das pessoas, suas vidas pessoais e profissionais.” Algumas pessoas notáveis do Reino Unido que usam as joias de Fei Liu incluem Amanda Holden, a atriz e jurada do programa de televisão “Britain’s Got Talent”, a estrela do cinema internacional chinês Zhang Ziyi, a personalidade da televisão e modelo Jodie Kidd e as celebridades Lisa Edelstein e Betsy Brandt.
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Como suas criações são usadas por pessoas de todo o mundo, a Associação Nacional de Joalheiros do Reino Unido (NAJ, na sigla em inglês) escolheu as joias Liu para representar o que há de melhor no design britânico em exposições que passaram por Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Japão. “Fei Liu tem sido um grande embaixador da indústria joalheira do Reino Unido, defendendo designers de vanguarda e falando sobre sua jornada da China até a Escola de Joalharia de Birmingham para se tornar um designer premiado internacionalmente. Temos orgulho de tê-lo apoiado ao longo de sua carreira”, explica Gary Wroe, presidente do NAJ.
Quando o Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornualha visitaram o Birmingham Jewellery Quarter em 2014, a School of Jewellery exibiu trabalhos de Fei Liu e outros ex-alunos. Seis anos depois, Liu se admira com a emoção de tudo isso. “Conhecer os membros da família real com colegas e professores e mostrar a eles nossos designs de joias foi uma grande celebração em Birmingham”, relembra. “Como agradecimento pela visita, meu colega e ex-aluno da School of Jewellery, o ourives Jack Row, os presenteou com canetas-tinteiro de prata feitas à mão de uma coleção de edição limitada. Eu dei ao Príncipe Charles um par de abotoaduras de prata esterlina que eu desenhei.”
Enquanto o Reino Unido passe por uma recessão econômica pós-Brexit e muitos analistas bancários prevejam dificuldades da moeda em recuperar força em 2021, Liu arrisca dizer que a situação pode ser promissora. “A libra mais fraca pode ajudar a indústria joalheira britânica a aumentar suas exportações no ano que vem”, ponderou. “Acredito que sempre temos o poder de criar nossas próprias oportunidades, especialmente agora. Plataformas de mídia social como Instagram e Pinterest oferecem oportunidades diárias para mostrar minhas diferentes coleções”, disse ele. “As transmissões do Instagram Live com vários influenciadores são interessantes e valem a pena, pois me ajudam a me conectar com amantes de joias, varejistas e outros pessoas.” Segundo Sarah Ward, diretora-gerente da British Allied Trades Federation, “Fei Liu é um exemplo perfeito de como o NAJ está apoiando designers de joias e como ele está evoluindo e utilizando os serviços disponíveis para reforçar sua presença”.
Liu produz coleções de estilos diversificados em gemas e metais preciosos que vão de peças refinadas a obras sublimes e, por isso, é tão difícil definir seu estilo. Pode-se dizer com segurança que suas joias são personificações inspiradas na natureza, graciosas e atraentes com uma integridade estrutural que embeleza o usuário e dão prazer aos que as admiram. Os designs, materiais, controle de qualidade e acabamentos de Liu são todos baseados no que ele chama de “os cinco valores da joalheria.” Ele os nomeou como “valor do design, valor artesanal, valor material, valor emocional e valor cultural”. Liu esclarece dizendo que o último valor é humanístico e baseado em fatos. “O valor cultural das joias faz referência a como, onde e por quem as joias foram fabricadas. Em um mundo ideal, as joias são criadas de maneira ambientalmente responsável por pessoas que trabalham em condições seguras, são pagas de forma justa e têm acesso à assistência médica.” Ele estuda com cuidado os fornecedores e fabricantes para garantir que se encaixem no conceito.
“Embora minhas joias sejam uma forma da minha autoexpressão, elas também levam mais beleza, significado e realização emocional às pessoas”, explicou Liu. A prova viva disso é como ele colabora com joalheiros independentes em todo o Reino Unido em iniciativas que fomentam o espírito de comunidade ao mesmo tempo que adornam pessoas. Desde março de 2020, Liu tem trabalhado com varejistas independentes em todo o Reino Unido. Ele também trabalhou em conjunto com a rede de joias tradicionais T.H. Baker, em uma iniciativa que envolve a doação de peças de sua coleção Carpe Diem em prata esterlina. Essas peças são oferecidas a pessoas cujas boas obras conquistaram a gratidão e o apreço de suas comunidades.
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“Alguns de meus maravilhosos parceiros de varejo, como T. H. Baker, têm várias lojas”, relatou Liu. “Os clientes indicam e votam em uma pessoa que é considerada um herói e que está fazendo um bom trabalho. O vencedor é chamado à loja para receber uma joia surpresa Carpe Diem.” Em latim, carpe diem significa “aproveite o dia” e é também o nome de uma coleção com uma temática inspirada na fluidez e no espírito comemorativo dos fogos de artifício. As peças brilham com pedras roxas e azuis de Swarovski feitas em laboratório, que se assemelham aos efeitos visuais e cor da gema natural alexandrita. Liu afirma que “algumas das pessoas que receberam as joias Carpe Diem são médicos e enfermeiras do Serviço Nacional de Saúde (NHS), professores, voluntários e pequenos proprietários.” As linhas de joias de prata esterlina de Liu são notáveis por sua beleza, engenharia ergonômica e valores de produção refinados. Com formas sensuais e volumes, a coleção Cascade é curvilínea e inspirada pelo poderoso movimento e energia das águas. O movimento das peças é resultado do uso de fitas fluidas de pavé em zircônia cúbica.
A coleção de joias de Liu inclui o majestoso “Hope Springs New Life” (A esperança desabrocha uma nova vida, em português), um colar com tema botânico feito sob medida. Enfeitado com jadeíte esculpido e folhas de cristal de rocha, a peça tem veios de pedras tsavoritas no tom verde folha que brilham como gotas de orvalho de diamante e minúsculas flores de safira amarela. Os detalhes em jadeíte e diamante se destacam para que possam ser usados como um broche. “Estou ansioso para entregar isso ao meu cliente nos Estados Unidos assim que as restrições de viagens relacionadas à pandemia forem suspensas”, disse Liu com um sorriso. Com uma gravata borboleta e uma camisa de botão bordada com palmeiras verdes como um alegre desafio ao clima frio de Birmingham, ele disse que “nestes tempos desafiadores causados por Covid-19, o conceito da joia parece mais verdadeiro que nunca.” A coleção Dawn em ouro de 18 quilates apresenta pérolas incomumente coloridas e que brilham em ambientes esculturais.
Liu explicou os caminhos que percorreu antes de abrir seu ateliê no histórico Jewellery Quarter da cidade em 2006. Nascido e criado na China, ele foi treinado por mestres joalheiros na Birmingham School of Jewellery. Fundada em 1890, “a escola me deu uma educação inestimável em todos os aspectos do design, fabricação e engenhosidade técnica de joias. Meus professores também transmitiram percepções fascinantes sobre como criar adornos para uma ampla gama de personalidades, carreiras, situações sociais e aspirações.” O valor do design das peças de Liu foi reconhecido pela Baselworld Watch and Jewelry Fair, enquanto Liu ainda estava no último ano da School of Jewellery. “Imagine minha surpresa quando recebi um prêmio da divisão de competição de design de estudantes da Baselworld”, admira-se, mesmo 20 anos após o ocorrido.
Em 2016, Liu foi nomeado Designer do Ano pelo UK Jewellery Awards e seus brincos Kingfisher receberam o Prêmio Internacional de Inovação Lonmin de Design de Joalheria de Platina. Esses brincos são notáveis porque as penas do pássaro martim-pescador foram recicladas de uma peruca de alto luxo da dinastia Qin (221 – 207 aC). “Por mais de 2.000 anos os chineses têm usado as penas azuis cintilantes desses pássaros em joias e objetos de belas-artes.” A peça consiste em uma treliça de platina fina que forma uma estrutura na qual os pinos de cabelo são fixados. Esses brincos cintilam com diamantes e brilham como minúsculas joias turquesa que enfatizam o tom azul intenso das penas do pássaro.
“Aproximadamente, 65% das joias produzidas no Reino Unido são feitas no histórico Birmingham Jewellery Quarter”, disse ele. “Os registros da fabricação de joias de Birmingham datam de 1553. As tradições do artesanato de joias desta cidade e as pessoas talentosas que trabalham e ensinam aqui continuam a me inspirar, apoiar e surpreender. A herança cultural e artesanal de Birmingham é preciosa e inestimável.” Antes de o Reino Unido deixar a União Europeia, Birmingham continha a maior concentração de negócios de joias da Europa. A cidade também abriga o maior Assay Office do mundo, que marca cerca de 12 milhões de peças de joalheria, talheres e outros itens por ano.
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Quando Liu era um estudante que aperfeiçoava seu inglês e aprendia a apreciar a cultura britânica, “sonhava em criar de tudo, desde joias e tiaras a joias de ouro 18 quilates e com prata esterlina”, relembrou. Graças à sua educação em Birmingham e sua paixão pela criação, todos esses sonhos foram realizados. Algumas das joias de Liu são armazenadas nos históricos palácios reais, tanto na loja como no site da Historic Royal Palace Shop. “Historic Royal Palaces é uma instituição de caridade independente que cuida dos seis palácios reais”, explicou ele. São eles: a Torre de Londres; a antiga residência de Henrique 8º, o Palácio de Hampton Court, e a Casa de Banquetes, do lado de fora de onde Carlos 1º foi executado por traição, além do Palácio de Kensington, o Palácio de Kew e a residência real da Irlanda do Norte, que é o Castelo de Hillsborough. “É uma honra indescritível ter minhas joias vendidas nas lojas dos Palácios Reais e no site de butique.” Antes de nos despedirmos, Liu reafirmou as palavras de Sarah Ward, diretora administrativa da British Allied Trades Federation. “O design de joias britânico tem um passado orgulhoso, um presente celebrado e um futuro empolgante. Juntos, em Birmingham e em todo o Reino Unido, estamos criando esse futuro hoje.”
Veja, na galeria a seguir, algumas das peças desenhadas por Fei Lu:
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Reprodução/Forbes As pétalas incrivelmente realistas do exclusivo Poppy Brooch de Fei Liu são feitas de opala australiana esculpida à mão. Um exuberante oval de jadeíte dentro da flor é embelezado por brilhantes diamantes amarelos e brancos. Tsavoritas preenchem o caule verde.
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Reprodução/Forbes O colar personalizado da linha “Hope Springs New Life” foi criado para incorporar o broche de jadeíte destacável e com design de folhas de seu cliente. Esta peça extraordinária é acabada 87 quilates de cristal de rocha e também é embelezada com 1.368 quilates de safiras amarelas, dois quilates de diamantes e 11,39 quilates de tsavoritas.
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Reprodução/Forbes Uma exuberante pedra ocupa o centro dessa peça de ouro rosa de 18 quilates e quartzo rutilado. O anel de declaração é realçado com diamantes redondos brilhantes e retangulares.
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Reprodução/Forbes Este poético broche “Peony in Love” exemplifica o dom do designer para fazer joias inesquecíveis. As pétalas da peônia parecem vivas, com 13,2 quilates de rubis e 12,68 quilates luminosos de pedras da lua. Os caules das flores cintilam com 3 quilates de verdejantes pedras tsavoritas e 2,06 quilates de diamantes.
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Reprodução/Forbes Os brincos “Aeon” únicos são artisticamente compostos de fragmentos de porcelana da dinastia Qing, ouro branco de 18 quilates e diamantes. (A era Qing ou Manchu foi a última dinastia imperial da China e estendeu-se de 1644 a 1911-12.)
As pétalas incrivelmente realistas do exclusivo Poppy Brooch de Fei Liu são feitas de opala australiana esculpida à mão. Um exuberante oval de jadeíte dentro da flor é embelezado por brilhantes diamantes amarelos e brancos. Tsavoritas preenchem o caule verde.
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