Foi na tentativa de levar o litoral para a cidade da garoa que o Tuca Mezzomo abriu as portas do Naia, seu novo empreendimento ao lado do bartender Jean Ponce. De origem basca, o nome significa “espuma do mar”, termo mais do adequado para se referir a nova cozinha do chef, que aposta na delicadeza dos peixes e crustáceos para criar uma atmosfera marítima dentro da casa em Pinheiros.
Conhecido pelo seu trabalho à frente do Charco, que o levou à edição 2019 da lista Under 30, Mezzomo aposta em um cardápio enxuto e autoral que se adapta à disponibilidade da matéria-prima. “Valorizamos os pescados brasileiros com toda a qualidade e frescor do nosso litoral. Trabalhamos com um menu sazonal, servindo o que o mar nos traz de melhor”, conta. Vindas do litoral de São Paulo e de Santa Catarina, as conchas, algas, ostras e lagostas chegam ainda vivas no aquário de 250 litros de água salgada, onde ficam até o momento do preparo. “Contamos também com parceiros que mapeiam pescadores locais, privilegiando a pesca sustentável e responsável”, explica o chef.
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Separado entre pratos frios e quentes, o menu conta algumas opções cruas, como as porções de ostras e ouriços, o atum fresco e a laranja com dedo de moça. Já entre os preparos da cozinha estão as cebolas com roti de algas, as ostras gigas com manteiga noisette e as vieiras, todas preparadas com uma grelha yakitori. Outro destaque fica por conta do arroz pegado de polvo e mexilhões, o tempurá de siri mole com molho tártaro, a pata de caranguejo à milanesa e a flor de abobrinha recheada com camarão rosa. Ao estilo do Charco, a maior parte dos ingredientes é feita do zero pelo chef, incluindo a bottarga, a manteiga, os pães de fermentação natural e os sorvetes.
Para acompanhar os sabores litorâneos, a carta de drinques de Jean Ponce segue a mesma lógica do cardápio principal. “São coquetéis que acompanham a sazonalidade dos ingredientes, a ideia é que a carta seja curta e sazonal, assim como a comida”, explica o mixologista. Inspirados nas águas oceânicas, destacam-se o Naia, feito com jerez Manzanilla, gin Nordés, maracujá e uma pitada de espuma do mar, o Jereza, elaborado com jerez, vinho de sobremesa, aguardente, vermute Riesling e folha de alga marinha, e, por último, o São Elmo, um destilado orgânico de pera com concentrado de abacaxi, mel de abelhas nativas, gotas de balsâmico, notas cítricas e sal negro.
Com a abertura oficial da casa marcada para o dia 1º de julho, o Naia receberá os clientes de terça a sábado, das 17h às 21h, e no domingo, das 13h às 16h.
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Divulgação Nova edição da expedição FOGGO tem food boxes
Criado para incentivar a troca de experiências gastronômicas ao redor do fogo, elemento comum em todas as cozinhas do mundo, a nova edição do FOGGO acontecerá através de food boxes, mantendo a segurança em meio a pandemia. Serão dois novos kits, um com menu degustação, elaborado por seis chefs renomados da área, incluindo Andressa Cabral, Thomas Troisgros e Elia Schramm, e outro com uma proposta experimental para quem quer ter a chance de colocar a mão na massa. Entre os preparos estarão a burrata defumada servida com picles de zucchine e mel, rúcula e pães de fermentação natural, o gnocchi constracotto com robalo, mexilhões ao funcho e costela com purê de batata e alho e, por último, mousse de chocolate belga com calda de chocolate e amêndoas caramelizadas. Os pedidos podem ser feitos através do site (https://foggoconecta.com.br/ou) ou do Instagram (@foggoconecta) a partir de hoje (25) para o Menu Degustação (R$ 300) e a partir do dia 8 de julho para o Kit Experiência (R$ 240).
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Boby Allin Jean Imbert é o novo chef do Hotel Plaza Athénée Paris
Depois de dois meses de negociações nos bastidores da gastronomia francesa, Jean Imbert é o novo chef do Hotel Plaza Athénée Paris, do grupo Dorchester Collection. O cozinheiro de 39 anos sucederá Alain Ducasse no comando de todas as cozinhas do palácio da avenida Montaigne. Entre elas, estão o la Table Gastronomique, La Cour Jardin, la Galerie, le Relais Plaza, la terrasse Montaigne, le Bar. O chef também cuidará da parte do serviço de quarto e do café da manhã.
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Divulgação Restaurante de Stella Artois chega a São Paulo por tempo limitado
Sob o comando da chef Ieda de Matos, o novo restaurante conceito da Stella Artois chegou ontem (17) em São Paulo, o Portinha Artois. Fruto de uma parceria com o reality show gastronômico Fora da Rota, promovido pela Ambev em 2020, o local funcionará até o dia 18 de julho, no salão e no delivery. Inspirado na cozinha africana da Bahia, o cardápio conta com cinco tipos de entrada (de R$ 18 a R$ 32), cinco pratos principais (de R$ 48 a R$ 98, este último para compartilhar) e três sobremesas (de R$ 18 a R$ 25). Às quintas, sextas e sábados também fica disponível o “Kit Happy Hour” (R$ 111), que inclui quatro Stellas long neck, quatro unidades de godó de banana verde e bolo de arroz vermelho, quatro unidades de bolinho latipá, duas unidades de pamonha salgada, queijo meia cura, jiló defumado e coroado com milho verde tostado. Para visitar a casa em Higienópolis, entretanto, é necessário realizar a reserva com antecedência no site www.stellaartois.com.br/portinha.
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Divulgação Iguatemi São Paulo promove 1ª edição do Taste the Music
A primeira edição do Taste the Music, evento que promete juntar os melhores cardápios da capital paulista ao som dos DJs mais badalados da região, acontece até 27 de junho, no Boulevard do Iguatemi São Paulo. Patrocinado pela Heinz e pela Stella Artois, além do apoio da Grand Cru, o movimento contará a participação dos restaurantes A Baianeira, Aizomê, Così, Cozinha 212, Ecully, Jamile, Piselli Sud e Tasca do Zé e da Maria. A venda dos ingressos está acontecendo online no site da Ingresse, com opção de almoço (R$ 120 por pessoa) e jantar (R$ 190 por pessoa).
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Divulgação Astor agora tem um gin para chamar de seu
Prestes a completar 20 anos de existência, o Astor agora tem um gin para chamar de seu. Disponível desde o dia 15 de junho, o rótulo exclusivo foi desenvolvido pela fabricante Virga, em parceria com Fabio La Pietra, bar manager da casa. Ao estilo London Dry, a bebida traz ingredientes aromáticos e brasileiros como o bacuri, o alecrim, a raiz de lírio e o capim-limão. Para marcar o lançamento, o bar lançou também quatro novos coquetéis com o destilado: o Astor Martin, o Golden Fizz, o Citrus Blossom e o Astor G&T. A garrafa (R$ 160) também está à venda para quem quiser levar para casa.
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Colaborou Maria Laura Saraiva
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