Apenas sete meses após inaugurar seu próprio restaurante, a The Glenturret recebeu uma estrela Michelin, tornando-se a primeira destilaria de uísque escocês do mundo a receber a tão cobiçada denominação. Uma visita ao restaurante requintado, situado dentro da famosa estrutura de destilação, mostra claramente a razão da conquista em tão pouco tempo.
Entrando no restaurante, rapidamente o visitante se deixa levar pela decoração. O tartan de bom gosto é complementado pelo cristal requintado, indicando claramente que o local foi de fato criado pelo famoso fabricante de cristais Lalique. O garçom destaca os majestosos candelabros de folhas de cristal e menciona que todos os copos e muitos dos pratos são criados pela marca.
Leia mais: Por dentro do único hotel do Brasil com nota máxima no guia Forbes Travel Guide
Aparentemente, de vez em quando, os frequentadores já tentam fugir com um copo – e pode-se ver o porquê. De cima a baixo, o design e a atenção aos detalhes são impecáveis. Mas vamos para o que mais importa: o menu.
Liderado pelo chef escocês Mark Donald, o cardápio faz uma coisa acima de tudo: mostra todos os melhores produtos que a Escócia tem a oferecer. Donald já tinha uma estrela em seu antigo restaurante Number One, no hotel Balmoral, em Edimburgo. Do caviar Baerii a scones de tattie e trufas de inverno, o menu é equilibrado, leve e se concentra em clássicos escoceses, muitas vezes usando ingredientes forrageados, ou seja, coletados direto da natureza.
Um dos pratos inclui a carne local Highland Waguy, um insumo que muitos não sabem que existe. Além dos pratos salgados, a famosa ‘Sweetie Box’ do restaurante é imperdível, com compartimentos repletos de deliciosos chocolates e doces. Ela e o Maracaibo Mille-Feuille, feito com o uísque Glenturret Triple Wood, provavelmente atenderão a todos os seus desejos por doce.
Juntamente com a comida, o sommelier Julien Beltzung oferece alguns coquetéis, vinhos e bebidas incríveis para combinar com cada prato. Os vinhos franceses e o saquê Junmai Daiginjo fazem uma aparição, mas minha combinação favorita foi a vieira ao curry escocês combinada perfeitamente com o doce e defumado recém-lançado Glenturret Manager’s Dram No.1, engarrafado em 2021.
A carta de vinhos contém rótulos de todo o mundo, com algumas joias extremamentes raras para satisfazer qualquer amante e colecionador de vinho. Recebemos alguns dos engarrafamentos antigos de Glenturret para provar, bem como outros independentes e lançamentos raros. O Bar at Glenturret fica ao lado do restaurante e tem mais de 250 uísques.
Leia mais: Os 9 brunches mais sofisticados do Brasil
Com preço de 125 libras esterlinas (R$ 775) por pessoa, toda a experiência é bem organizada, relaxante e educacional. A equipe é extremamente atenciosa e seja você um apreciador de uísque ou vinho (ou se estiver dirigindo), haverá uma harmonização divertida e complexa para você.
Como a destilaria de uísque mais antiga da Escócia, a The Glenturret foi recentemente adquirida pelo Grupo Lalique e viu uma grande reformulação de todos os rótulos principais da destilaria. Os destilados agora vêm em lindas garrafas projetadas pela fabricante de cristal e rapidamente cresceram em popularidade em todo o mundo.
O restaurante Lalique foi outra parte da nova estratégia da Glenturret, e com o Grupo Lalique já possuindo dois restaurantes com estrelas Michelin na França, faz sentido que eles tenham alcançado seu objetivo tão rapidamente.
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022