Foram revelados ontem à noite (15) os premiados do Latin America’s 50 Best Restaurants 2022, a mais renomada lista do mundo da gastronomia, em cerimônia na cidade de Mérida, no México. A edição deste ano celebrou a diversidade e a riqueza do cenário gastronômico da região com restaurantes de 11 países e 21 destinos diferentes – entre eles o Brasil, que aparece 10 vezes no top 50 (atrás apenas do México, com 11 classificações).
O brasileiro mais bem classificado foi A Casa do Porco, dos chefs Janaina e Jefferson Rueda, ocupa a 4ª colocação no ranking. No meio deste ano, o paulistano já havia conquistado o 7º lugar na lista mundial.
O carioca Oteque, do chef Alberto Landgraf, aparece na 12ª posição, depois de já ter estreado no ranking mundial em 47º. Ele é seguido pelo paulistano Evvai (14º), de Luiz Filipe Souza; o carioca Lasai (20º), de Rafael Costa e Silva e o Maní (21º), de Helena Rizzo.
Leia mais: Bar de São Paulo é eleito um dos 100 melhores do mundo
São Paulo seguiu dominando a lista de brasileiros com novas entradas, entre eles o Metzi, restaurante de cozinha mexicana com toque de ingredientes brasileiros, na 27ª colocação; o Charco (35º), de Tuca Mezzomo; e o italiano Nelita (39º), de Tássia Magalhães.
O emblemático D.O.M, de Alex Atala, aparece em 33º lugar, enquanto o restaurante Manu, em Curitiba, conquistou a 46ª posição com o trabalho autoral da paranaense Manoella “Manu” Buffara, que já havia sido eleita a melhor chef mulher da América Latina em 2022.
Leia mais: Quatro chefs do Brasil estão entre os 100 melhores do mundo
A lista do Latin America’s 50 Best Restaurants 2022 é liderada pelo peruano Central, dos chefs Virgilio Martínez e Pía León. Com pratos que homenageiam as tradições e culturas do Peru, esta é a quarta vez que o restaurante é eleito o melhor da América Latina, junto com 2021, 2016 e 2014.
O Central é acompanhado por Don Julio (2º), de Buenos Aires, e pelo Maido (3º), de Lima. O resultado dá sequência ao status de “mecas culinárias” das duas capitais, tendo cada uma oito restaurantes na lista. São Paulo segue de perto com sete entradas, enquanto a Cidade do México teve cinco.
100 melhores restaurantes da América Latina
Alguns dias antes, o prêmio já tinha anunciado uma lista estendida, com os melhores restaurantes latinoamericanos entre as 51ª e a 100ª posições. Nela constam outros restaurantes brasileiros, como o Origem (52º), dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, em Salvador; Glouton (64º), em Belo Horizonte; os paulistanos Kotori (65º) e Fame Osteria (83º); o Oro (92º), no Rio de Janeiro; o Fasano (94º) e o Corrutela (95º), ambos em São Paulo.
Veja a lista completa dos melhores restaurantes da América Latina aqui