Quando falamos de harmonização nas ceias de Natal ou de Ano Novo, automaticamente se pensa em vinhos ou destilados. Mas e a cerveja? Como conseguir combinar os pratos natalinos com uma das bebidas mais amadas pelos brasileiros, cujo consumo é o terceiro maior do mundo?
“Faz um tempo que as cervejas especiais vêm ganhando um espaço maior em algumas celebrações. A cerveja tem uma gama gigantesca de estilos. Então, ela pode oferecer sensoriais muito diferentes e que combinam com diversas outras comidas, inclusive as de fim de ano”, explica Fernanda Barzenski, sommelière de cervejas do e-commerce e clube de assinatura Clube do Malte.
Pensando na harmonização para a ceia, a marca apostou este ano na inclusão em seu portfólio de alguns rótulos fora da curva, que trazem ingredientes diferentes, como cravo, canela, noz-moscada e até alcaçuz. “São cervejas bem aromáticas e, enquanto se toma, dá para sentir estes aromas e perceber como eles também estão presentes na comida”, ela diz.
Leia mais: As harmonizações de vinho ideais para a ceia de Natal
À Forbes, Fernanda aponta os tipos de cerveja e exemplos de rótulos que mais podem combinar com os pratos da sua ceia de Natal. Em tempo: a harmonização foi pensada com base nos ingredientes das cervejas – ou seja, ela vale para outros rótulos que não citados aqui, mas que também têm uma composição similar.
Confira a seguir:
Winter Ale
Ingredientes principais: casca de laranja, canela, alcaçuz e semente de coentro
Harmonização: tender com cravo e laranja
Exemplo de rótulo: Santa’s Reserve Winter Ale
O estilo Winter Ale foi criado especialmente para a época de Natal. Ele é mais encorpado e também mais focado nos maltes, com notas de caramelo e toffee, e geralmente possui adição de ingredientes comuns nas festas de Natal. No caso dessa receita, tem casca de laranja, canela, alcaçuz e semente de coentro – por isso, a harmonização com um tender com cravo e molho de laranja. “As notas condimentadas do prato unirão forças com as da cerveja, transformando a experiência em um momento muito mais saboroso”, explica a sommelière.
Weizenbock
Ingredientes principais: banana passa e melado de cana
Harmonização: rabanada
Exemplo de rótulo: It’s The Most Wonderful Time For a Beer Weizenbock
O estilo Weizenbock dá grande destaque aos maltes com suas notas de caramelo, toffee e tosta, que se equilibram com as notas de banana e cravo do estilo Weiss. É uma cerveja mais encorpada e muito saborosa. Nessa receita, houve adição de banana passa e melado de cana, por isso o prato sugerido é a clássica sobremesa rabanada. “Nessa harmonização por complementação, temos as notas de tosta e de banana que combinam muito bem com o dulçor da sobremesa e juntas criam um terceiro sabor”, aponta Fernanda.
Ambrée
Ingredientes principais: uva e chips de carvalho francês
Harmonização: arroz à grega
Exemplo de rótulo: Christmas Ambrée
Em comparação às outras cervejas, a Ambrée é mais suave, apesar de também ser mais focada nos sabores dos maltes. Para ficar com mais cara de Natal, foi adicionado em sua receita uva e chips de carvalho francês, que trouxeram mais complexidade e notas amadeiradas. E já que estamos falando em uva, o arroz à grega é uma boa harmonização com a bebida. A explicação, segundo a especialista, é que “a combinação dos temperos do prato com as notas de caramelo, uva e defumadas da cerveja irá criar um terceiro sabor”.
Scottish Ale
Ingredientes principais: amburana e cumaru
Harmonização: crème brulée
Exemplo de rótulo: Xmas Scottish Ale
Esta é mais uma cerveja focada nos maltes, apresentando notas de caramelo e toffee, com uma adição especial de amburana e cumaru. Esses ingredientes extras oferecem notas amendoadas, que lembram baunilha, e amadeiradas, além de um leve defumado. “Para essa cerveja, vamos com uma harmonização por semelhança, experimentando uma das sobremesas mais populares da França. Feito à base de leite e por possuir notas de baunilha, vai combinar muito bem com nossa cerveja”, afirma Fernanda.