A chocolateria paraense Gaudens recebeu neste mês a medalha de bronze na competição internacional Academy of Chocolate, uma das mais importantes do setor premium, com sua barra de chocolate branco com cupuaçu.
A competição, existente desde 2005 em Londres, reconhece e premia os melhores chocolates finos do mundo, divididos por categorias. O corpo de juízes é formado por chocolatiers, produtores de cacau, jornalistas, críticos de gastronomia e outros especialistas da indústria.
Leia mais: Culinária brasileira é eleita a 12ª melhor do mundo; veja ranking
Criada pelas mãos do chef e chocolatier Fábio Sicília desde 2012, a Gaudens usa frutas e castanhas da região Norte junto ao cacau de produtores da região da Transamazônica, unidos à tecnologia nacional. “Isso é um marco histórico para a marca, para o estado do Pará e até para o Brasil, porque coloca nosso chocolate no circuito internacional de chocolates finos. Conseguimos mostrar isso apesar de todas as dificuldades locais”, comemorou o profissional em suas redes sociais.
A medalha de bronze teve um peso ainda maior para a marca paraense já que, na categoria de chocolates brancos saborizados, nenhum dos participantes levou ouro. Sua versão de chocolate com bacuri não levou medalha, mas ganhou uma indicação especial dos críticos.
Outras marcas brasileiras, como a Mission Chocolates e a Chocolat Du Jour, também já foram reconhecidas em outras edições da premiação.