Os vinhos chilenos são reconhecidos mundialmente por sua qualidade excepcional e sabores únicos, graças à topografia e ao clima do país, que criam condições ideais para o cultivo de uma grande variedade de uvas. A região central do Chile, entre a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira da Costa do Pacífico Sul, tem vales férteis alimentados por vários rios – o ambiente perfeito para os vinhedos. Aliados a tecnologia e experiência, esses recursos naturais são aproveitados para produzir rótulos diversos e deliciosos.
Para quem é um amante do vinho, uma viagem às regiões vinícolas do Chile é uma experiência memorável. Você não apenas pode saborear vinhos sofisticados, mas também aprender sobre seus aromas, sabores e texturas com guias especializados e sommeliers. Algumas vinícolas ainda oferecem acomodações e opções gastronômicas, permitindo combinar uma visita à vinícola com um delicioso almoço ou jantar.
Leia mais: Concha y Toro aposta em vinhos premium para crescer
A Forbes selecionou os principais destinos vinícolas no Chile para explorar. Veja a seguir:
-
Getty Images Casablanca
Localizada entre Santiago e as cidades portuárias de Valparaíso e Viña del Mar, Casablanca é conhecida por seus vinhos brancos frescos e tintos de clima frio. Com vistas impressionantes do campo e 15 vinícolas, as uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir e Syrah estão entre as variedades mais icônicas da região. Você também pode desfrutar da deliciosa gastronomia moderna chilena e pratos internacionais em restaurantes pelo vale.
-
Getty Images Colchagua
Reconhecido como um pioneiro nas rotas do vinho, o Vale do Colchagua se estende desde o Oceano Pacífico Sul até a Cordilheira dos Andes, com horizontes únicos e produção de vinhos inovadores. Lar de vinícolas com tintos de renome mundial – como Cabernet Sauvignon, Carmenère e Malbec -, o vale possui 20 vinhedos que oferecem degustações, passeios e aulas sobre colheita. Na região, outra opção de passeio é pegar o teleférico local até o topo de uma colina próxima ou o Centro Astronômico para observar as estrelas.
-
Unsplash Curicó
Embora Curicó e seus vinhedos apresentem uma variedade de vinhos tintos, rosés e brancos, uma das iniciativas mais recentes do vale foi lançar a primeira rota de espumantes do país. Você pode experimentá-la a bordo de um trem ou fazer um passeio de bicicleta sozinho ou guiado para explorar os 12 vinhedos da região. Curicó também oferece várias opções de acomodação para todos os bolsos e tipos de viajantes, incluindo hotéis de luxo, lodges confortáveis e uma pousada gastronômica onde os hóspedes podem participar de aulas de culinária.
-
Getty Images Maipo
Considerado o coração e a alma da viticultura no Chile, o Vale do Maipo é onde as primeiras vinhas foram plantadas. No centro do país, perto da cidade de Santiago, com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo, o clima local e o solo rico permitem que o vale produza um clássico Cabernet Sauvignon rico e frutado, um dos melhores tintos do Chile. A região tem o maior número de vinícolas de qualquer vale vitivinícola chileno, algumas delas familiares que existem há mais de quatro gerações e outras que promovem a produção de vinho sustentável, utilizando apenas técnicas tradicionais de vinificação. Os visitantes podem optar por reservar passeios de degustação de vinhos com os próprios produtores ou desfrutar de piqueniques nos vinhedos com aperitivos locais.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images Maule
A maior área produtora de vinho do Chile, o Vale do Maule fica mais ao sul do que outros distritos e apresenta temperaturas ligeiramente mais frias. Juntamente com os efeitos do solo e do clima provocados pelo rio Maule, este vale tem o Sauvignon Blanc como seu principal vinho branco, enquanto seus rótulos Cabernet, Merlot e Malbec são encorpados e carregam sabores intensos. Visitantes das vinícolas podem optar por andar a cavalo pelos vinhedos locais, reservar tratamentos de vinoterapia e muito mais.
Casablanca
Localizada entre Santiago e as cidades portuárias de Valparaíso e Viña del Mar, Casablanca é conhecida por seus vinhos brancos frescos e tintos de clima frio. Com vistas impressionantes do campo e 15 vinícolas, as uvas Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Noir e Syrah estão entre as variedades mais icônicas da região. Você também pode desfrutar da deliciosa gastronomia moderna chilena e pratos internacionais em restaurantes pelo vale.
Leia mais: 8 destinos imperdíveis para amantes de vinho