A culinária italiana é a mais popular e a pizza é a refeição mais adorada do mundo.
A informação é do Picky Eater – site da coach de saúde e autora sobre hábitos de alimentação Anjali Shah –, que publicou um estudo no qual foram analisadas hashtags do Instagram para determinar as culinárias e os tipos de refeições mais populares. Além disso, outros dados foram usados para contabilizar o número de restaurantes por tipo de cozinha nas 50 cidades mais visitadas do mundo.
A número 2 em popularidade é a culinária japonesa, seguida da indiana (3ª), a coreana (4ª) e mexicana (5ª). A brasileira ficou na 21ª posição.
Shah admite que a popularidade contabilizada por hashtags do Instagram pode direcionar os resultados para uma faixa etária mais jovem – afinal, essas gerações tendem a ser mais ativas nas redes sociais. Mas todas as idades usam o Instagram, diz ela: segundo dados do Statista de janeiro de 2023, cerca de 31% do público da plataforma tem de 18 a 24 anos, 30% tem de 25 a 34 anos, 16% tem de 35 a 44 anos, 8% têm de 45 a 54 anos, 4% tem 55-64 anos e 3% tem 65 anos ou mais.
Depois da pizza, as refeições mais populares são o churrasco e o brunch. O número 4 é sushi, seguido de frutos do mar.
Leia também:
- Culinária brasileira é eleita a 12ª melhor do mundo; veja ranking
- Três pizzarias brasileiras entram em ranking das melhores do mundo
- 10 restaurantes brasileiros estão no Top 50 da América Latina; veja quais
“A pizza é um alimento reconfortante, universalmente amado, fácil de comer e que pode ser personalizado para atender a vários gostos”, diz Shah. “O churrasco é frequentemente associado a reuniões ao ar livre e socialização, tornando-o uma escolha popular para festas e eventos. O brunch se tornou popular porque combina o melhor do café da manhã e do almoço, tornando-se uma refeição versátil e agradável para qualquer hora do dia.”
Nas 50 cidades mais visitadas do mundo, os restaurantes chineses ocupam o primeiro lugar em número e representam uma média de quase 10% de todos os restaurantes.
Os italianos estão em segundo lugar (são quase 9% de todos os estabelecimentos), seguidos pelos indianos, representando uma média de 8% de todos os restaurantes.
“Essas cozinhas têm uma longa história e um rico significado cultural, o que as ajudou a ganhar popularidade em todo o mundo”, diz Shah. “Elas também são conhecidas por seus sabores únicos e diversos, que agradam a vários paladares. Frequentemente associadas a ingredientes de alta qualidade e técnicas culinárias especializadas, isso dá a elas a reputação de serem gourmet ou sofisticadas”, completa.
O estudo do Picky Eater também revela surpresas culinárias em algumas cidades. A culinária mais disponível em Amsterdã, por exemplo, é a francesa. Em Dublin, é a chinesa, representando 26% dos restaurantes.
Veja quais são as culinárias mais populares do mundo:
-
Unsplash 1. Italiana
-
Pexels 2. Japonesa
-
Pexels 3. Indiana
-
Unsplash 4. Coreana
-
Anúncio publicitário -
Pexels 5. Mexicana
-
Unsplash 6. Tailandesa
-
FreePik 7. Chinesa
-
FreePik 8. Indonésia
-
FreePik 9. Vietnamita
-
Unsplash 10. Filipina
1. Italiana
- Italiana
- Japonesa
- Indiana
- Coreana
- Mexicana
- Tailandesa
- Chinesa
- Indonésia
- Vietnamita
- Filipina
- Grega
- Francesa
- Turca
- Africana
- Peruana
- Espanhola
- Libanesa
- Paquistanesa
- Estadunidense
- Afegã
- Brasileira
- Venezuelana
- Persa
- Marroquina
- Cingalês
As refeições mais populares do mundo:
- Pizza
- Churrasco
- Brunch
- Sushi
- Frutos do mar
- Filé
- Pub
- Fast food
- Buffet
- Tapas
- Alta gastronomia
- Dim sum
- Degustação
- Chá da tarde
- Fondue