A longa e diversa costa da Itália serve de refúgio no verão europeu há milhares de anos. Mas em um país com 7.500 quilômetros de orla, como encontrar o melhor ponto ensolarado para visitar nos dias quentes?
Um jeito de não errar é ir nos pilares da “dolce vita”: como Capri, Portofino e o antigo refúgio dos oligarcas russos, Forte dei Marmi, ao longo da Riviera Versiliana da Toscana.
Leia também:
- Mude para o norte da Itália e ganhe um salário para isso; saiba como
- Estas cidades na Europa pagam até US$ 55 mil para você se mudar para lá
- Os 20 melhores destinos da Europa para visitar em 2023
Para achar praias não tão conhecidas, mas com as águas mais cristalinas da Itália, uma referência é a lista da FEE (Fundação para Educação Ambiental) – organização internacional sem fins lucrativos. A seleção dos principais oásis à beira-mar, que teve sua edição deste ano recém-divulgada, inclui todas as praias que receberam o cobiçado status Bandiera Blu (ou Bandeira Azul) – dado por atenderem e manterem, por pelo menos pelos últimos quatro anos, rigorosos requisitos de limpeza e sustentabilidade ambiental.
O programa de avaliação da fundação começou em 1987, com 37 praias. Este ano, a lista se expandiu para 458, com a adição de 17 novos locais. “Os municípios com Bandeira Azul representam cerca de um quarto de todas as praias italianas”, explica Claudio Mazza, presidente da FEE Itália Foundation. Os lagos, principalmente nas regiões sem litoral como Lombardia e Piemonte, mas com grandes áreas de resort como Lago di Garda e Lago Maggiore, também foram incluídos.
Hoje, a região com mais praias com Bandeira Azul é a Ligúria – também conhecida como Riviera Italiana -, seguida pela Puglia. Paraggi, Capri e Forte dei Marmi di Portofino.
Na galeria abaixo, veja alguns dos novos integrantes da lista de 2023 da FEE, classificados como as melhores praias da Itália.
-
Getty Images Vieste (Puglia)
Na península de Gargano, Vieste é uma das cidades turísticas mais procuradas da região. A razão é o cenário deslumbrante à beira-mar, marcado por falésias calcárias e a famosa pilha de Pizzomunno, um afloramento rochoso na praia de Scialara. Os edifícios pintados de branco, que lembram uma ilha grega e estão situados em uma pequena colina, proporcionam um contraste escaldante com o mar azul e esmeralda em dias ensolarados. Há um castelo medieval, cidade velha, um bairro judeu e muitas ruas estreitas para passear quando não estiver na praia.
-
Getty Images As Ilhas Tremiti (Puglia)
Um arquipélago de cinco ilhas no Adriático, ao norte da península de Gargano, Tremiti oferece cenários campestres rústicos e belas paisagens marítimas, graças a uma linha costeira pontuada por falésias irregulares, enseadas e grutas – todas banhadas por mares cristalinos. San Domino e San Nicola são as ilhas mais visitadas, sendo a primeira onde estão localizadas a maioria das praias e hotéis. Balsas e hidrofólios saem de cidades continentais da Puglia, como Vieste, Peschici, Rodi Garganico, Termoli e Capojale. Além disso, passeios de barco pelas ilhas desabitadas do arquipélago de Capraia e Cretaccio podem ser organizados.
-
Getty Images Laigueglia (Ligúria)
Eleita uma das mais belas vilas da Itália, Laigueglia ganhou mais um mérito: o destino guarda uma das melhores praias do país. Na parte ocidental da Riviera Italiana, não muito longe de Alassio, ela tem uma longa faixa de areia, facilmente acessível a partir do centro histórico, onde casas em tons pastéis se alinham no estreito Caruggi. Entre os destaques para além da praia, estão a igreja barroca de San Mateo e as muitas trilhas próximas com vista para o mar.
-
Getty Images Orbetello (Toscana)
No distrito de Maremma, no sul da Toscana, Orbetello tem um dos cenários à beira-mar mais distintos da Itália. Localizada em uma península, a cidade é ladeada por dois istmos, chamados Giannella e Feniglia, que conectam a Toscana continental ao Monte Argentario. Nestas duas estreitas faixas de terra, são encontradas extensas praias de areia com águas claras e calmas.
Estabelecido nos tempos etruscos, Orbetello também é um atrativo para amantes de história antiga, com um notável museu arqueológico e ruínas romanas na cidade vizinha de Anesdonia. Outro destaque é a Reserva Natural Orbetello, entre o istmo Giannella e Orbetello, lar de espécies raras de aves, peixes e plantas.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images Verbania (Piemonte)
Situada perto da fronteira com a Suíça, no lado piemonte do Lago Maggiore, Verbania ganhou elogios da importante associação ambiental Legambiente por suas práticas de sustentabilidade. Ela também foi citada entre os melhores lugares para se viver na Itália.
As praias à beira do lago incluem áreas públicas e clubes privados – o Suna Club é um deles. Já o Jardim Botânico Villa Taranto, localizado entre Intra e Pallanza com milhares de plantas raras, é uma parada obrigatória.
Vieste (Puglia)
Na península de Gargano, Vieste é uma das cidades turísticas mais procuradas da região. A razão é o cenário deslumbrante à beira-mar, marcado por falésias calcárias e a famosa pilha de Pizzomunno, um afloramento rochoso na praia de Scialara. Os edifícios pintados de branco, que lembram uma ilha grega e estão situados em uma pequena colina, proporcionam um contraste escaldante com o mar azul e esmeralda em dias ensolarados. Há um castelo medieval, cidade velha, um bairro judeu e muitas ruas estreitas para passear quando não estiver na praia.
Outras novas praias com Bandeira Azul em 2023 são: Sori (Liguria); San Maurizio D’Opaglio (Piemonte); Sirmione e Toscano Maderno (Lombardia); Gatteo (Emilia Romagna); Porto San Giorgio (marchas); Termoli (Molise); Gallipoli e Leporano (Apúlia); e Catanzaro, Rocca Imperiale e San Mauro Cilento (Calábria)
Leia também:
- Dois vilarejos italianos estão entre os melhores do mundo para turismo
- As praias mais bonitas da Itália com acesso gratuito
- Chefs indicam as melhores pizzas da Itália