As praias mais bonitas da Itália com acesso gratuito

Com o aumento da privatização do litoral italiano, não é tão simples achar praias para curtir sem gastar um centavo

Rebecca Ann Hughes
Compartilhe esta publicação:
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

A região da Sardenha, na Itália, exige que 60% das suas praias sejam gratuitas

Acessibilidade


Com quase 8.000 quilômetros de costa, os banhistas da Itália têm muitas opções. Das dramáticas falésias da Costa Amalfitana à vasta extensão de areia dourada ao longo do mar Adriático, o país tem algo para todos. 

Mas as preocupações estão crescendo sobre quanto do litoral está sendo abocanhado por clubes de praia particulares, deixando poucos acessos gratuitos.

Leia mais: As 22 praias mais bonitas da Europa para aproveitar neste verão

Se você não pretende gastar dinheiro para aproveitar as espreguiçadeiras em sua viagem, confira a seguir onde encontrar as melhores praias gratuitas da Itália.

Por que tantas praias da Itália são privadas?

Mais da metade da costa da Itália é administrada por clubes de praia ou resorts privados. O estado aluga as praias para esses bagni, que montam longas fileiras de espreguiçadeiras e guarda-sóis e oferecem serviços como bares, restaurantes, chuveiros e banheiros.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Alugar um lugar na praia por um dia pode custar até € 30 antes de qualquer compra de comida ou bebida.

Em algumas áreas da Itália, a porcentagem de praias privadas é muito maior. Por exemplo, na cidade costeira toscana de Forte dei Marmi, 94% da orla é colonizada por clubes privados, enquanto em Gatteo a Mare, no mar Adriático, 100% das praias são alugadas.

Nas últimas décadas, a privatização do litoral da Itália vem aumentando. Desde 2018, as concessões de praias privadas aumentaram 12,5%.

Leia mais: Viareggio, o fabuloso destino de praia na Toscana que poucos conhecem

Esses resorts de praia particulares normalmente ocupam os melhores lugares no litoral da Itália, com praias gratuitas em posições muito menos desejáveis.

A Legambiente, associação ambientalista da Itália, realizou recentemente um estudo sobre as praias do país. “Em muitas cidades, as únicas áreas não privatizadas são perto de estuários, valas e drenos, o que significa que você pode tomar sol, mas nadar é proibido”, disse o relatório.

Onde estão as melhores praias gratuitas da Itália?

Com tanto do litoral da Itália tendo um preço, não é fácil encontrar praias gratuitas de boa qualidade. A Puglia e a Sardenha têm regulamentos que exigem que 60% das praias sejam de acesso gratuito. Mas muitas outras regiões não têm uma cota específica.

No entanto, se você souber onde procurar, poderá encontrar areia limpa, falésias de tirar o fôlego e água cristalina.

Punta Prosciutto, Puglia

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Praia de Punta Prosciutto

Localizada no município de Porto Cesareo, no extremo sul da Puglia, esta praia rivaliza com as do Caribe. Com areia fina e águas claras, é uma praia de cartão postal a custo zero.

Cala Sisine, Sardenha

Situada na costa de Baunei, esta praia pode ser acessada por uma trilha de trekking ou por um dos barcos que transportam os banhistas dos portos de Cala Gonone, Arbatax e S. Maria Navarrese. O esforço para chegar lá vale a pena, pois a areia branca e a água cristalina te esperam. 

Calamosche, Sicília

Esta bela praia fica na Reserva de Vida Selvagem de Vendicari, no leste da Sicília, entre os destinos turísticos populares Noto e Marzamemi. Você pode chegar até ela seguindo um caminho fácil, com cerca de um quilômetro de extensão.

Baía do Buon Dormire, Campânia

Esta praia é considerada uma das mais espetaculares da costa de Cilento. Pode ser acessada através de uma trilha ou pelo mar e é famosa por sua areia dourada e águas azul-turquesa. A pequena baía é protegida pelas falésias íngremes da encosta sul do Capo Palinuro.

Spiaggia delle Due Sorelle, Le Marche

Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Spiaggia delle Due Sorelle

Seu nome significa “praia das duas irmãs” e vem das duas imponentes formações rochosas que emergem do mar. Pode ser acessada de barco, que parte do porto de Numana

Fetovaia, Toscana

Se estiver de visita à pitoresca Ilha de Elba, não deixe de passar um dia nesta praia de areia fina e dourada. É rodeada por um cabo selvagem, a Punta Fetovaia, coberta por arbustos mediterrâneos.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Compartilhe esta publicação: