O chef francês Jean-Georges Vongerichten é conhecido por seu império gastronômico, mas agora está expandindo seu alcance com seu primeiro projeto residencial: o Jean-Georges Miami Tropic Residences.
Vongerichten firmou parceria com os incorporadores Terra e Lion Development Group para lançar a torre de 48 andares, que abrigará 329 apartamentos, com opções de um a quatro quartos. O edifício contará com 3.809 m² de áreas comuns, incluindo jardins paisagísticos, uma piscina com cabanas, um restaurante privativo no terraço e um estúdio de gravação de podcast. O térreo terá 2.555 m² de espaço para lojas de alto padrão.
Leia também
A firma de design de Nova York Yabu Pushelberg é responsável por todos os interiores, enquanto a arquitetura foi desenvolvida pela Arquitectonica. O edifício está localizado no movimentado Design District, conhecido por suas lojas de luxo, impressionantes galerias de arte, obras de arte públicas e arquitetura histórica.
“O design atemporal de Pushelberg nos lares e espaços do edifício é simultaneamente sereno e vibrante”, afirma David Martin, CEO da Terra. “O objetivo era criar uma experiência em várias camadas. Desde a entrada até os apartamentos, cada detalhe reflete a visão conjunta de Yabu Pushelberg e Jean-Georges sobre viver bem e receber.” Anteriormente, Vongerichten trabalhou com Yabu Pushelberg no projeto do The Fulton by Jean-Georges, um restaurante à beira-mar localizado no Seaport District, em Nova York.
Diferentemente dos interiores brancos predominantes em Miami, o Jean-Georges Miami Tropic Residences é repleto de cores que refletem a natureza local. Os interiores apresentam tons profundos de verde e muita vegetação exuberante. A entrada do edifício remete a um oásis de jardim, com paredes revestidas de azulejos verdes e uma passarela ladeada por plantas tropicais.
“Foram integrados tons de verde, madeiras naturais e pedras típicas dos trópicos como uma referência ao ambiente exuberante de Miami, permitindo que a flora e fauna locais influenciassem os interiores”, explica George Yabu, cofundador da Yabu Pushelberg, à Forbes. “Além disso, adicionamos texturas ousadas e vibrantes ao longo do projeto, bem como arte comissionada para homenagear a cultura do Design District de Miami.”
Cada apartamento é cercado por janelas do chão ao teto e portas de vidro deslizantes que se abrem para um terraço com vistas impressionantes da cidade e do mar. Um dos principais focos de Vongerichten foi criar uma cozinha versátil e ergonômica. Ele ajudou a selecionar os materiais e eletrodomésticos, além de priorizar a ilha como ponto central de cada cozinha.
Embora este seja o primeiro projeto residencial de Vongerichten, não é sua primeira incursão fora do setor de restaurantes. Este ano, ele participou da abertura do mais recente clube privado de Nova York, o Chez Margaux.