A Volvo confirmou na última segunda-feira (13) que começará a vender os modelos EX90 e EX30 no mercado brasileiro no segundo semestre deste ano. As entregas ocorrerão apenas em 2024.
Primeira empresa a vender exclusivamente híbridos e elétricos no Brasil, a marca sueca também se comprometeu a concluir a primeira fase de expansão da rede de equipamentos de recarga ultrarrápida até junho, quando terá 13 unidades do tipo funcionando em São Paulo e Minas Gerais.
Leia também: Como são os cinco carros elétricos mais vendidos de 2022
Leia também: Elétricos e híbridos substituem populares em nova “invasão chinesa”
A segunda fase de instalação dos carregadores de corrente contínua (DC) terá início na sequência e até fevereiro de 2024 espalhará mais 15 postos por Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao todo serão 10 mil quilômetros de rodovias cobertos pelos eletropostos da empresa.
“Somente na segunda fase estamos estimando um investimento de R$ 11,5 milhões, colocando mais opções para os proprietários de carros elétricos fazerem viagens intermunicipais e até mesmo interestaduais. O que antes era um grande gargalo a Volvo está transformando em solução”, afirma Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Cars América Latina e de Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil.
“Somos líderes em vendas de carros híbridos e elétricos e este é nosso legado: promover infraestrutura não só aos clientes da marca, mas também para todos os proprietários de veículos elétricos no País. Estamos expandindo ainda mais e essa é só a segunda fase, de um total de cinco”, complementa Rafael Ugo, diretor de Marketing Volvo Cars America Latina.
EX90 e EX30
Revelado em novembro do ano passado, o EX90 foi concebido sobre uma plataforma totalmente nova e é do mesmo tamanho do XC90, modelo para sete ocupantes que atualmente é comercializado apenas em versão híbrida no mercado brasileiro. Este seguirá em linha ao lado do EX90, mas cederá o posto de topo de gama ao novato.
“Este é o carro mais seguro que a Volvo já produziu”, disse o CEO da marca, Jim Rowan, durante o evento de lançamento do SUV, que é equipado com 16 sensores, oito câmeras, cinco radares e Lidar (radar baseado em laser) para criar visualizações em tempo real de 360 graus para o motorista e para os sistemas que monitoram a segurança nas estradas.
No interior, sensores e câmeras podem medir a concentração dos olhos. A tecnologia permite que o EX90 avalie o comportamento do motorista sonolento ou desatento. Se for detectada falta de atenção, suaves alertas tornam-se progressivamente mais fortes, com o veículo projetado para parar com segurança e pedir ajuda após um acidente ou se perceber que o motorista adormeceu.
Se o EX90 será o modelo mais luxuoso e caro da Volvo, o EX30 nasceu para ser a porta de entrada para a marca sueca. Será revelado em junho e, de acordo com Ugo, virá para multiplicar o volume da marca a partir de 2024.
Em 2023, a Volvo espera alcançar 10 mil emplacamentos – sem contabilizar aí os futuros lançamentos.