A gigante chinesa de baterias CATL lançou nesta quarta-feira (16) uma bateria de fosfato de ferro-lítio (ou LFP) de carregamento rápido, que afirma ter autonomia para 400 quilômetros com uma carga de 10 minutos.
A produção em massa da nova bateria, denominada Shenxing, está prevista para o final do ano e os veículos equipados com elas chegarão ao mercado no primeiro trimestre de 2024, disse Gao Han, diretor de tecnologia da CATL E-Car Business.
Leia mais:
- Cinco fatos que você não sabia sobre veículos elétricos
- Tecnologia pode sobrecarregar motoristas em vez de ajudar
- Montadoras se unem para criar rede de recarga rival da Tesla
“Esperamos que, por meio de esforços contínuos para aprimorar a tecnologia e reduzir os custos, a Shenxing se torne um produto padrão disponível para todos os veículos elétricos”, disse Gao.
A CATL tem se esforçado para manter liderança no setor enquanto enfrenta desafios de enfraquecimento da demanda e pressão para cortar custos dos fabricantes de veículos elétricos.
A CATL, que conta com a Tesla como seu maior cliente, vem perdendo participação de mercado para a BYD, uma grande montadora que equipa todos os seus veículos com suas próprias baterias.