Todos nós temos uma lista personalizada de qualidades que buscamos em um parceiro ideal – uma lista que parece ficar mais longa e mais específica a cada ano que passa. Tem tudo, desde senso de humor até higiene, valores políticos e até habilidades para cuidar de animais de estimação.
Existe uma qualidade – mais especificamente, uma métrica de compatibilidade – que pode nos ajudar a reduzir consideravelmente nossa lista de verificação. Um parceiro inteligente com quem você pode estabelecer uma conexão intelectual pode ser uma benção quando se trata da qualidade de seu relacionamento.
A pesquisa em saúde mental nos dá três razões pelas quais encontrar um parceiro emocional e cognitivamente inteligente pode ser a peça que faltava para o nosso quebra-cabeça de relacionamento.
1. Eles são comunicadores habilidosos
Os terapeutas de casais são os primeiros a dizer que a maioria dos problemas nos relacionamentos decorre de falhas na comunicação. Isso significa que os desentendimentos geralmente podem ser resolvidos por meio de uma conversa aberta e eficaz – e é mais provável que isso ocorra com um parceiro de forte vínculo intelectual.
Encontrar um igual intelectual garante que todas as cartas estejam na mesa e que os mal-entendidos sejam menores e mais distantes. Provavelmente é por isso que, de acordo com a pesquisa, conexões intelectuais tendem a durar mais e qualidades como a atratividade física são mais relevantes para homens e mulheres para relacionamentos de curto prazo.
A longevidade do relacionamento não é apenas resultado da resolução eficaz de conflitos, conversas intelectualmente estimulantes também desempenham um papel importante. Duas pessoas que conseguem acompanhar uma à outra emocional e intelectualmente podem transformar até o bate-papo mais mundano em uma experiência satisfatória e expansiva.
2. Eles complementam sua inteligência
Diferentes experiências de vida levam a forças intelectuais e modos de pensar distintos. A pesquisa publicada na Frontiers in Psychology mostrou que a sabedoria, uma qualidade intimamente associada à proeza mental, pode se apresentar de maneira diferente em homens e mulheres devido a razões culturais e sociais.
Embora você possa trazer os pontos fortes da determinação e praticidade para a mesa em seu relacionamento, seu parceiro pode mostrar uma capacidade incrível de empatia, compaixão e outras formas pró-sociais de sabedoria.
Isso pode levar sua capacidade coletiva de crescimento mais longe do que você jamais conseguiria sozinho. Estar exposto a visões de mundo distintas, mas complementares, torna a vida emocionante e enriquecedora.
3. Estão sempre abertos ao aprendizado
Uma mente intelectual que se preze tem apetite por mudanças. Talvez o teste mais verdadeiro de uma pessoa ‘inteligente’ seja o quão bem ela entende os limites de sua inteligência, segundo uma pesquisa publicada em Personality and Individual Differences. Um relacionamento saudável de longo prazo geralmente é construído sobre uma base de humildade intelectual, ou seja, a flexibilidade para mudar de ideia sobre as coisas e ser capaz de discernir quando deve fazer isso.
Um parceiro cognitivamente flexível, aberto a contra opiniões, avesso ao pensamento binário e genuinamente aberto à possibilidade de estar errado mostra humildade intelectual. Um vínculo impregnado de humildade intelectual pode garantir que ambos os parceiros no relacionamento se sintam vistos e ouvidos.
Conclusão
Encontrar ou ser um parceiro inteligente não é ter um QI alto ou vários diplomas. Na maioria dos casos, trata-se de desenvolver seu caráter e abordar seus relacionamentos com curiosidade e empatia genuínas.
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.
(Traduzido por Monique Lima)