Outro dia, li que um dos elementos para a felicidade é não ter estresse financeiro. A preocupação com as finanças não se aplica apenas a quem não tem uma vida financeiramente estável e tem tido grande dificuldade para cobrir as suas despesas básicas e as dívidas que foi obrigado a contrair para dar conta delas. Há também um componente subjetivo quando se fala em estresse financeiro. Mesmo pessoas com enorme patrimônio podem, eventualmente, ter grande inquietação sobre o futuro de seus bens, o que pode levá-las a se sentirem ansiosas e angustiadas.
Assim como o estresse que nos afeta a cada dia, o financeiro tem um impacto negativo no nosso bem-estar e na nossa saúde mental. Um estudo publicado em 2022 – e que fez uma revisão de 40 trabalhos que tratavam desse assunto – concluiu que existe relação entre preocupação com as finanças e depressão. Também foi verificado haver relação com sofrimento psicológico.
Como minimizar esse estresse?
1. Nem tudo está sob o seu controle – Admitir isso é o primeiro passo para começar a agir. Você não conseguirá mudar cenário econômico nacional ou global, mas, individualmente, é possível tomar uma série de atitudes.
2. Planeje – Planejamento saudável significa dar um passo de cada vez. Se você realmente está com dificuldade de honrar financeiramente os seus compromissos, procure organizar-se de forma a traçar objetivos de curto, médio e longo prazo. Que coisas têm mais urgência para serem resolvidas? Comece por elas.
3. Use todos os recursos que estão à sua disposição – Quando me refiro a recursos, falo de todo o arsenal de ferramentas que podem auxiliá-lo a resolver uma pendência financeira. Há desde recursos humanos, no caso de você ter uma empresa ou um pequeno negócio, a novas tecnologias.
4. Cuide-se – Autocuidado é palavra-chave. É muito desgastante lidar com estresse financeiro; por isso, é essencial buscar momentos para descontrair e relaxar. Aproveite esses momentos de respiro. Eles serão essenciais para melhorar o seu humor e gerar bem-estar.
Ver essa foto no Instagram
Dr. Arthur Guerra é professor da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Medicina do ABC e cofundador da Caliandra Saúde Mental.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.