Ser “apedrejado” na internet e nas redes sociais pode ser uma experiência humilhante, especialmente quando você não sabe o que fez de errado. Embora, na maioria das vezes, as figuras públicas sejam as “vítimas” do julgamento on-line, com a proliferação mundial das mídias sociais qualquer um pode ser cancelado hoje em dia.
Ser cancelado pode ser o resultado de uma declaração ou ação ambígua que se tornou uma bola de neve por causa de um algoritmo, de uma expressão inofensiva que foi mal interpretada ou, é claro, de um erro real. A dor de todos os cenários, no entanto, é igualmente implacável.
Leia também:
- 3 razões pelas quais ter bons amigos ajuda sua vida amorosa
- 3 sinais de que há um “vampiro de energia” na sua vida
- 3 tipos de personalidade que você deve manter distância
Se você tem medo de acordar um dia e descobrir que foi vítima de cancelamento on-line, aqui estão três passos de autocuidado que podem ajudá-lo a lidar com a situação com maturidade:
-
Getty Images #1: Afaste-se da cena do crime
Você pode querer se justificar ou responder a todas as alegações ou perguntas que surgirem no caminho. No entanto, isso só pode colocar lenha na fogueira. Suas respostas podem ser muito emocionais ou vindas de um lugar defensivo. A última coisa que você quer fazer depois de ser cancelado é dizer algo ainda mais incriminador por pura raiva.
Uma pesquisa publicada no The Journal of Psychology explica que as pessoas obtêm validação social e feedback social das mídias sociais. Tentar se explicar no meio de uma tempestade de opiniões ‘retweetáveis’ pode ser um exercício inútil. Isso ocorre porque as pessoas não estão apenas comentando para serem ouvidas, elas também estão fazendo isso por curtidas, engajamento e influência. Sua reação impulsiva não será examinada apenas por seu conteúdo, mas também por seu suposto tom, mensagens ocultas e ‘motivos ocultos’.
É por isso que é importante fazer uma pausa temporária nas mídias sociais para que você possa pensar sobre sua situação objetivamente, sem ser acionado por um novo tweet a cada minuto. É aconselhável sair de todas as redes sociais e deixar tudo como está, sem adulterar, editar, excluir ou postar algo novo impulsivamente.
-
Getty Images #2: Tenha compaixão por si mesmo
Você pode sentir vontade de se corrigir ou se punir logo após o cancelamento. A enxurrada de reações negativas pode forçá-lo a acreditar que pode ter dito ou feito algo desprezível, independentemente de qual seja a verdade da situação.
Exercitar a autocompaixão pode ajudá-lo em momentos como esses e impedi-lo de cair em uma espiral de autoaversão. Isso o ajudará a reconhecer e aliviar a ansiedade e a incerteza que você pode estar sentindo.
Não apenas isso, um estudo publicado no Personality and Social Psychology Bulletin explica que a autocompaixão também pode ajudar as pessoas a admitirem seus erros e, apesar deles, a serem gentis consigo mesmas.
Pergunte a si mesmo o que você precisa naquele momento. Você precisa de alguém para te ouvir? Ou você quer ficar sozinho? Quer conselhos de um profissional? Ou você quer a presença física de um ente querido?
Depois de se recompor, você pode prosseguir e analisar o que realmente causou o cancelamento.
-
Getty Images #3: Reavalie suas ações com humildade
Você não pode lutar contra um exército sem rosto de internautas e bots sozinho. Na verdade, ver a situação como um cenário de ‘você contra o mundo’ pode ser bastante prejudicial para sua autoestima e visão de mundo. Em vez disso, é aconselhável, uma vez que a barragem inicial de reação tenha passado, rever a situação com humildade.
Há uma grande chance de você ter tido um momento de ignorância ou mesmo de falta de comunicação. Você nunca será capaz de chegar à raiz do problema se sua raiva ou mágoa o cegar. Ser humilde e aberto à correção ajuda você a entrar em contato com sua racionalidade, que pode ser sua arma mais forte contra uma caça às bruxas virtual.
A pesquisa até sugere que abordar uma situação acalorada com humildade pode realmente aumentar o nível de humildade em ambas as partes envolvidas em uma conversa. Isso significa que ser respeitoso e despretensioso não apenas ajudará a neutralizar a indignação moral, mas também pode ajudá-lo a se redimir.
-
Getty Images Conclusão
Não importa o quão triviais ou inconsequentes suas ações possam ter sido, a internet se voltando contra você pode ser uma experiência assustadora. Mas você deve se lembrar que não pode estar certo o tempo todo e, às vezes, mesmo estar certo pode não garantir sua segurança na internet. Manter uma distância segura das mídias sociais e fazer pausas frequentes pode ajudá-lo a não levar esses incidentes muito a sério.
#1: Afaste-se da cena do crime
Você pode querer se justificar ou responder a todas as alegações ou perguntas que surgirem no caminho. No entanto, isso só pode colocar lenha na fogueira. Suas respostas podem ser muito emocionais ou vindas de um lugar defensivo. A última coisa que você quer fazer depois de ser cancelado é dizer algo ainda mais incriminador por pura raiva.
Uma pesquisa publicada no The Journal of Psychology explica que as pessoas obtêm validação social e feedback social das mídias sociais. Tentar se explicar no meio de uma tempestade de opiniões ‘retweetáveis’ pode ser um exercício inútil. Isso ocorre porque as pessoas não estão apenas comentando para serem ouvidas, elas também estão fazendo isso por curtidas, engajamento e influência. Sua reação impulsiva não será examinada apenas por seu conteúdo, mas também por seu suposto tom, mensagens ocultas e ‘motivos ocultos’.
É por isso que é importante fazer uma pausa temporária nas mídias sociais para que você possa pensar sobre sua situação objetivamente, sem ser acionado por um novo tweet a cada minuto. É aconselhável sair de todas as redes sociais e deixar tudo como está, sem adulterar, editar, excluir ou postar algo novo impulsivamente.
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.