Todos nós conseguimos reconhecer funcionários motivados. Eles são mais produtivos, não se retraem e são proativos. Mas por quê? A resposta mais simples é: porque eles querem. Eles são inspirados por seu trabalho, acreditam em sua organização e se sentem conectados com seus objetivos.
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Imagine trabalhar em um ambiente onde todos amam o que fazem. Parece bom demais para ser verdade, não é? Mas existem equipes de alto desempenho: organizações como Google, Atlassian e Microsoft nos mostram que esse sonho pode ser possível. Esses times compartilham um denominador comum: a sua liderança motiva e inspira os funcionários.
Veja, na galeria de fotos abaixo, como um líder pode ajudar a criar um ambiente onde as pessoas se sintam envolvidas e motivadas:
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Getty Images Defina metas a fim de gerar melhores resultados
Definir objetivos dá um significado maior ao dia a dia dos dos funcionários: com metas pré-estabelecidas eles têm 3,6 vezes mais chances de se entrosar com o trabalho. Para motivar os funcionários, é sempre bom procurar saber o que eles esperam, ajudá-los a ver progresso em suas respectivas funções e mantê-los sempre informados do quão importante as atividades desenvolvidas por eles são para a empresa.
Criar uma conexão entre os objetivos pessoais e os do trabalho também é muito importante. Por exemplo: se o compromisso da sua empresa for “o atendimento perfeito ao cliente”, como esse valor pode ser repassado a um funcionário do departamento financeiro?
Ao reconhecer que diferentes funcionários têm diferentes motivações, é fundamental unir tais estímulos aos objetivos gerais de sua empresa. Pesquisas mostraram que 55% dos funcionários – independentemente de idade, sexo ou função – ficariam mais motivados se acreditassem que estavam fazendo um trabalho relevante. Um terço dos pesquisados afirmou que, com isso, sentiria-se mais orgulhoso de sua função e estaria disposto a fazer até mesmo horas extras a fim de atingir os objetivos propostos.
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Getty Images Comemore as conquistas, sejam elas grandes ou pequenas
As grandes vitórias não são as únicas que devem ter reconhecimento – comemorar as pequenas também mantém os funcionários motivados.
Além das metas anuais ou trimestrais, estabeleça objetivos semanais ou mensais. Eles não precisam, necessariamente, estar relacionados ao desempenho. Podem ser sociais, culturais ou até mesmo de desenvolvimento pessoal, como, por exemplo, estabelecendo uma meta para lidar com alguns desafios dos stakeholders da empresa.
Celebrar as conquistas significa também entender os desafios que seus funcionários estão enfrentando. Quando um pequeno marco não for alcançado, aproveite a oportunidade para ver o que está atrapalhando o progresso de sua equipe, como essa dificuldade pode ser superada e se a meta final precisa ser reconsiderada.
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Getty Images Ofereça um feedback significativo
Um elogio é sempre bem-vindo, mas pode ser algo muito mais significativo quando ligado a exemplos concretos. “Excelente apresentação, parabéns”, pode até ser um bom feedback, mas uma frase como: “Excelente apresentação, sua explicação de como isso afeta nossa base de clientes pode nos ajudar a estabelecer ainda mais confiança”, indica exatamente como o trabalho de alguém beneficia a empresa. Dar um feedback específico e direcionado afirma a sua atenção perante a equipe.
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Getty Images Capacite para a resolução de problemas e aprendizagem
Dê espaço para seus funcionários resolverem seus próprios problemas. Você pode fornecer suporte e orientação, mas é importante permitir que eles dêem as suas próprias soluções e desenvolvam ideias. Dos 560 funcionários pesquisados no relatório Talent 2020 da Deloitte, 42% daqueles que procuravam um novo cargo acreditavam que suas funções atuais os impedia de usar suas habilidades. Sustentar uma cultura onde a resolução de problemas é incentivada significa ouvir as ideias de sua equipe, aproveitar as habilidades de cada funcionário, encorajar a auto-aprendizagem e criar um espaço onde os erros se tornam futuros conhecimentos.
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Getty Images Tecnologia lidera fusões e aquisições
Mantenha os funcionários motivados ao estabelecer uma atmosfera de confiança e consistência, sustentada de cima para baixo. Pense muito bem nas promessas feitas por você, pois elas podem ter um impacto direto no engajamento dos funcionários. Como líder, você representa a organização. Muitas vezes, os funcionários não sabem distinguir as promessas feitas por um gerente e aquelas feitas pela empresa e, perder a confiança em um superior pode ser o mesmo que perder a confiança em toda a instituição.
Não cumprir uma promessa pode abalar o “contrato psicológico” do funcionário: o conjunto de expectativas não escritas – mas não menos reais – baseada na relação de emprego. Esse contrato funciona como uma via de mão dupla: em troca de trabalho árduo, o funcionário obtém promoção, oportunidades de aprendizado ou até mesmo viagens profissionais ou participação em projetos. Se o trabalho duro for atendido e a recompensa não for cumprida, não é apenas a motivação que pode ser abalada. Isso pode gerar alguns sentimentos de ressentimento e traição, podendo levar a maior rotatividade de funcionários.
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Getty Images Experimente e aprenda
Não existe uma fórmula mágica para manter os funcionários motivados. Manter a motivação de sua equipe é uma tarefa contínua, cheia de tentativas a fim de entender o que funciona e o que não funciona.
Defina metas a fim de gerar melhores resultados
Definir objetivos dá um significado maior ao dia a dia dos dos funcionários: com metas pré-estabelecidas eles têm 3,6 vezes mais chances de se entrosar com o trabalho. Para motivar os funcionários, é sempre bom procurar saber o que eles esperam, ajudá-los a ver progresso em suas respectivas funções e mantê-los sempre informados do quão importante as atividades desenvolvidas por eles são para a empresa.
Criar uma conexão entre os objetivos pessoais e os do trabalho também é muito importante. Por exemplo: se o compromisso da sua empresa for “o atendimento perfeito ao cliente”, como esse valor pode ser repassado a um funcionário do departamento financeiro?
Ao reconhecer que diferentes funcionários têm diferentes motivações, é fundamental unir tais estímulos aos objetivos gerais de sua empresa. Pesquisas mostraram que 55% dos funcionários – independentemente de idade, sexo ou função – ficariam mais motivados se acreditassem que estavam fazendo um trabalho relevante. Um terço dos pesquisados afirmou que, com isso, sentiria-se mais orgulhoso de sua função e estaria disposto a fazer até mesmo horas extras a fim de atingir os objetivos propostos.
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