Resumo:
- A época de final de ano oferece uma bela oportunidade para as empresas aumentarem as vendas;
- A concorrência nessa época costuma se acirrar, então, os esforços para ganhar notoriedade devem ser extremos;
- O marketing digital é responsável por grande parte do sucesso ou fracasso das campanhas comerciais;
- O grande desafio nessa época é conseguir se destacar e ser lembrado pelos clientes.
A maioria das empresas comerciais considera outubro o início oficial da temporada de fim de ano. Tanto o Halloween como o Natal oferecem grandes oportunidades para que as lojas comecem a desenvolver suas estratégias de marketing.
LEIA MAIS: 7 melhores ideias de marketing para restaurantes
O marketing digital, especialmente, já deveria estar sendo preparado desde o começo da primavera. As etapas de planejamento para este período de aumento de vendas são curtas, e as empresas precisam ter seus materiais de marketing digital em mãos para aproveitar a situação.
Para empresas que procuram se dar bem nos últimos meses do ano, 12 membros do Forbes Agency Counsil compartilham conselhos sábios para melhorar o marketing digital e aumentar a presença online.
-
GettyImages/MorsaImages 1. Não seja entediante
Marketing de fim de ano é fantástico, mas a quantidade de propagandas é tanta que muitas passam despercebidas. Equipes de marketing fazem um grande esforço para que o público entenda algo muito rápido, mas eles também ajudam a esquecê-los (ainda mais rápido). Não confie em ideias clássicas de Natal, a menos que você tenha um plano muito bom. Faça o que quiser para os feriados, mas não seja chato.
Kirk Westwood, da Glass River Media
-
GettyImages/CompassionateEyeFoundation/GaryBurchell 2. Chegue antes
Setembro e outubro são épocas cruciais para a chamar atenção antes da loucura de fim de ano. Lançar um novo produto ou serviço com ofertas ou promoções especiais pode ser muito mais eficaz agora do que no final do ano, quando seu público estiver disperso. Escreva conteúdo que incentive seus clientes a se adiantarem e os elogie por estarem à frente dos outros.
Kathleen Lucentro, da Red Fan Communications
-
GettyImages/CompassionateEyeFoundation/GaryBurchell 3. Seja esperto e ágil
Seja claro sobre o público que você está procurando atrair, construa coisas criativas para atrair atenção e tenha certeza de que você está gastando o suficiente para se destacar no bagunça da época. Embora seja imperativo confiar em seu plano (muitas mudanças resultam em dados ruins), esteja pronto para mudar quando surgir uma nova oportunidade.
David Farinella, da Farinella LLC
-
GettyImages/HinterhausProductions 4. Tenha um calendário
Embora haja sempre um calendário de conteúdo, pode ser muito benéfico ter um planejamento que esteja concentrado e relacionado com as datas específicas que estão chegando. A principal razão é que quando você faz isso, a transição se torna mais fácil para todas as partes e assegura que você tenha uma equipe feliz e bem-sucedida trabalhando com você, já que eles não sentirão estresse maior com o trabalho adicional.
Jon James, da Ignited Results
-
Anúncio publicitário -
GettyImages/HeroImages 5. Aumente o orçamento
Nesta época em específico, você vai precisar alocar mais orçamento pago do que para os outros trimestres do ano. O custo por resultado aumenta na época de festas devido a mais empresas estarem investindo em anúncios, o que significa que você vai querer investir mais do que o normal para se beneficiar.
Starr Million Baker, da INK
-
GettyImages/10'000Hours 6. Teste estratégias de otimização antecipadamente
Utilize a temporada de outono para testar estratégias de otimização. Experimente diferentes combinações criativas e táticas de personalização com base em seus principais indicadores de desempenho. Considere otimização de nível de posicionamento, otimização criativa dinâmica (OCD), direcionamento e redirecionamento contextual de alvos, bem como tipos de anúncios e dispositivos. O período de festas será a sua chance de chegar longe, você não quer perder dinheiro com erros.
Lon Otremba, da Bidtellect
-
GettyImages/HeroImages 7. Aumente sua lista de e-mail com uma polêmica viral
Conforme nos aproximamos da temporada de marketing de festas, a construção de um banco de dados de e-mail é imperativo. Tente criar uma campanha viral com o objetivo de engrossar sua base de dados. Se feita corretamente, também pode aumentar seus seguidores de mídia social e engajamento. Ter um banco de dados grande o deixará pronto para ter um quarto trimestre forte.
Ryan Sprance, da Kaihatsu Media
-
GettyImages/TaraMoore 8. Invista no social
Agora é o momento de realmente começar a analisar as principais mensagens de influenciadores para decidir se o tema geral deles se alinha aos seus valores corporativos. Por um preço significativamente menor do que o custo de um elenco completo, filmagem e edições, os influenciadores podem aumentar a conscientização de uma campanha. Mas nada é mais importante do que checar quem é essa pessoa e quais são suas ideias. Tomar cuidado é a regra de ouro nesse caso.
Dian Griesel, da Dian Griesel International & Silver Disobedience Inc.
-
GettyImages/HeroImages 9. Crie anúncios específicos
Eu recomendaria a criação de novas versões de anúncios no Facebook com promoções específicas para a época. Isso pode ser uma ótima maneira de vender o mesmo produto ou negócio de uma forma diferente e relevante.
JC Hite, da Hite Digital
-
GettyImages/MorsaImages 10. Use mensagens diretas
Publicitários focam grande parte de seu orçamento de marketing no esforço de levar consumidores para seus sites, mas uma porcentagem muito pequena desses visitantes se converte em compradores. Complemente seu marketing digital com mensagens diretas para a web e transforme esses visitantes do site em compradores, enviando a eles um cartão postal personalizado e em tempo hábil para que essa pessoa se torne um cliente.Lori Paikin, da NaviStone®
-
GettyImages/HeroImages 11. Feche parcerias com influenciadores
Os feriados podem ser a época mais movimentada do ano para os influenciadores, e seus calendários podem se encher rapidamente. Quanto mais cedo você puder começar as campanhas com influenciadores, melhor é a sua chance de não perder as suas principais escolhas. Independentemente de estar trabalhando com uma agência ou por conta própria, agora é a hora de garantir parcerias com criadores.
Danielle Wiley, da Sway Group
-
GettyImages/TowfiquPhotography 12. Pense em revendedores online como canais de mídia
Liderados pela Amazon, muitos varejistas online começaram a usar seu espaço para fins de mídia, oferecendo às marcas uma grande oportunidade para ganhar visibilidade ao longo da jornada de compras. Marcas inteligentes vão investir em mídia dentro de lojas online, muitas vezes, mudando os investimentos de plataformas com menos desempenho.
Luigi Matrone, do eBusiness Institute
1. Não seja entediante
Marketing de fim de ano é fantástico, mas a quantidade de propagandas é tanta que muitas passam despercebidas. Equipes de marketing fazem um grande esforço para que o público entenda algo muito rápido, mas eles também ajudam a esquecê-los (ainda mais rápido). Não confie em ideias clássicas de Natal, a menos que você tenha um plano muito bom. Faça o que quiser para os feriados, mas não seja chato.
Kirk Westwood, da Glass River Media
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias.