Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / 7 melhores ideias de marketing para restaurantes

7 melhores ideias de marketing para restaurantes

Ouvir a concorrência e fortalecer a construção de marca são algumas das dicas

Amber Mullaney
11/09/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

gettyimages-Heroimages
gettyimages-Heroimages

Há mais de um milhão de restaurantes nos Estados Unidos: com tanta concorrência, como é possível se destacar?

Resumo:

  • Negócios como os restaurantes precisam de marketing bem feito como qualquer outro; 
  • Usar a tecnologia a seu favor é uma das dicas mais importantes;
  • Veja abaixo sete dicas para alavancar a visibilidade do seu restaurante.

VEJA TAMBÉM: Os 6 melhores e mais sofisticados restaurantes sustentáveis do mundo

Há mais de um milhão de restaurantes nos Estados Unidos, de acordo com dados da National Restaurant Association, a associação nacional da categoria de estabelecimentos. Então, com tanta concorrência, como é possível se destacar?

Marketing para restaurantes basicamente vem em vários tamanhos e cores, desde sinalização adequada até gestão de redes sociais. Ter uma variedade de ferramentas à sua disposição é a maneira mais fácil de manter vendas em alta e clientes voltando.

  • Conte uma história
 
 
 
Conhecer a sua marca é parte integrante da identidade do seu negócio, pois ajuda na fidelização de clientes. Quando pensamos em empresas como Coca-Cola, IBM ou McDonald's, vemos uma identidade de marca criada exclusivamente para a clientela que cada um queria promover. O denominador comum: eles são confiáveis.
 
Embora essas empresas sejam líderes globais, todas começaram pequenas e cresceram com o tempo. Encontre a personalidade do seu restaurante e a use como a pedra fundamental da sua declaração de missão e estratégia de marketing.
 
A construção da marca pode acontecer de várias formas. Se sua marca se baseia no charme da região, incorpore alimentos locais e decore com produtos apropriados. Isso o ajudará a desenvolver o tipo de atmosfera que trará as pessoas de volta para uma segunda experiência.
    gettyimages-Heroimages

    Conte uma história

    Conhecer a sua marca é parte integrante da identidade do seu negócio, pois ajuda na fidelização de clientes. Quando pensamos em empresas como Coca-Cola, IBM ou McDonald’s, vemos uma identidade de marca criada exclusivamente para a clientela que cada um queria promover. O denominador comum: eles são confiáveis.

    Embora essas empresas sejam líderes globais, todas começaram pequenas e cresceram com o tempo. Encontre a personalidade do seu restaurante e a use como a pedra fundamental da sua declaração de missão e estratégia de marketing.

    A construção da marca pode acontecer de várias formas. Se sua marca se baseia no charme da região, incorpore alimentos locais e decore com produtos apropriados. Isso o ajudará a desenvolver o tipo de atmosfera que trará as pessoas de volta para uma segunda experiência.

  • Marketing social
 
 
 
Use as mídias sociais para ajudar a criar sua marca, compartilhando fotos dos clientes curtindo a noite ou histórias e anedotas. Não duvide, seu tempo de dedicação vai valer a pena. Existem bilhões de usuários de redes sociais em todo o mundo e, nos Estados Unidos, eles gastam cerca de 45 minutos por dia nas plataformas.
 
Há muita confusão nas mídias sociais, então, publique regularmente e verifique se isso dá resultado. Para equipes pequenas, você pode usar programas como o Sprout Social ou o Hootsuite para agendar postagens ao longo da semana. É possível usar ferramentas de geolocalização para que apenas as pessoas na sua área e região sejam alertadas sobre seus anúncios.
    gettyimages-HinterhausProductions

    Marketing social

    Use as mídias sociais para ajudar a criar sua marca, compartilhando fotos dos clientes curtindo a noite ou histórias e anedotas. Não duvide, seu tempo de dedicação vai valer a pena. Existem bilhões de usuários de redes sociais em todo o mundo e, nos Estados Unidos, eles gastam cerca de 45 minutos por dia nas plataformas.

    Há muita confusão nas mídias sociais, então, publique regularmente e verifique se isso dá resultado. Para equipes pequenas, você pode usar programas como o Sprout Social ou o Hootsuite para agendar postagens ao longo da semana. É possível usar ferramentas de geolocalização para que apenas as pessoas na sua área e região sejam alertadas sobre seus anúncios.

  • Deixe a tecnologia guiar seu caminho
 
 
 
O progresso tecnológico permite reconhecimento facial e uso de inteligência artificial limitada para ajudar os consumidores a tomarem decisões com base em seu comportamento anterior. Esses avanços certamente podem ser vantajosos para anúncios segmentados.
 
Em 2018, aproximadamente 194 milhões de aplicativos foram baixados em todo o mundo. Há vários que podem ajudar um negócio de hospitalidade. Esses aplicativos oferecem um mundo de potencial, incluindo lista de espera ou sistemas de reserva, programas de fidelidade e fácil acesso a informações logísticas, como menus e horário de funcionamento.
 
Antes baixar um app, porém, tente executar algumas tarefas simples. Pesquisas indicam que mais e mais pessoas usam a tecnologia para ajudar a determinar suas necessidades de consumidores, independentemente da geração. Saiba que ponto problemático um aplicativo pode resolver e trabalhe a partir daí. Descubra quais aplicativos podem estar disponíveis gratuitamente e quanto tempo eles levam para serem implementados. Se não houver apps grátis, faça cálculos de custo-benefício.
    gettyimages-Sanjeri

    Deixe a tecnologia guiar seu caminho

    O progresso tecnológico permite reconhecimento facial e uso de inteligência artificial limitada para ajudar os consumidores a tomarem decisões com base em seu comportamento anterior. Esses avanços certamente podem ser vantajosos para anúncios segmentados.

    Em 2018, aproximadamente 194 milhões de aplicativos foram baixados em todo o mundo. Há vários que podem ajudar um negócio de hospitalidade. Esses aplicativos oferecem um mundo de potencial, incluindo lista de espera ou sistemas de reserva, programas de fidelidade e fácil acesso a informações logísticas, como menus e horário de funcionamento.

    Antes baixar um app, porém, tente executar algumas tarefas simples. Pesquisas indicam que mais e mais pessoas usam a tecnologia para ajudar a determinar suas necessidades de consumidores, independentemente da geração. Saiba que ponto problemático um aplicativo pode resolver e trabalhe a partir daí. Descubra quais aplicativos podem estar disponíveis gratuitamente e quanto tempo eles levam para serem implementados. Se não houver apps grátis, faça cálculos de custo-benefício.

  • Entre no Google
 
 
 
Uma pesquisa comum no Google é "restaurantes perto de mim". É provável que os visitantes consultem seu restaurante online antes de visitar. Ferramentas como o Google Meu Negócio permitem que os usuários acessem rapidamente quem, quando, onde, o que e por que do seu restaurante. Para estreantes, o Reserve com o Google oferece um caminho rápido e fácil para os usuários que desejam entrar na fila ou reservar um lugar.
 
Manter-se atualizado possibilita atender a clientes com experiência em tecnologia que podem pesquisar online seus horários e itens de menu antes de efetivamente entrarem no restaurante. O Google possui um cronograma robusto de atualizações para seu conjunto de produtos, desenvolvido para otimizar as necessidades dos clientes. Embora isso possa parecer muita coisa, você pode obter muitas informações ao atribuir aos membros de sua equipe diferentes funções administrativas no Google Meu Negócio. É possível também ter uma equipe dedicada a fazer atualizações e alterações e outras pessoas para acompanhar as ideias e dicas dos clientes.
    gettyimagesBusakorn-Pongparnit

    Entre no Google

    Uma pesquisa comum no Google é “restaurantes perto de mim”. É provável que os visitantes consultem seu restaurante online antes de visitar. Ferramentas como o Google Meu Negócio permitem que os usuários acessem rapidamente quem, quando, onde, o que e por que do seu restaurante. Para estreantes, o Reserve com o Google oferece um caminho rápido e fácil para os usuários que desejam entrar na fila ou reservar um lugar.

    Manter-se atualizado possibilita atender a clientes com experiência em tecnologia que podem pesquisar online seus horários e itens de menu antes de efetivamente entrarem no restaurante. O Google possui um cronograma robusto de atualizações para seu conjunto de produtos, desenvolvido para otimizar as necessidades dos clientes. Embora isso possa parecer muita coisa, você pode obter muitas informações ao atribuir aos membros de sua equipe diferentes funções administrativas no Google Meu Negócio. É possível também ter uma equipe dedicada a fazer atualizações e alterações e outras pessoas para acompanhar as ideias e dicas dos clientes.

  • Anúncio publicitário
  • Marketing de escassez
 
 
 
Seja uma oferta de tempo limitado ou por uma promoção sazonal, o marketing de escassez oferece aos clientes em potencial uma sensação de urgência para adquirir um produto seu. Os exemplos incluem o McDonald's McRib, o Double Down da KFC e a pizza de massa recheada de cachorro-quente da Pizza Hut. Esses itens são tão populares que se tornaram assunto de conversa pública, mito e paródia. Para operações menores, as promoções diárias podem ajudar o negócio a fluir.
 
Existem várias maneiras de utilizar o marketing de escassez. O uso de cupons pode aumentar as vendas. Da mesma forma, você pode introduzir tempo em suas compras online, mostrando ao usuário que ele só tem um tempo definido para fazer uma reserva ou entrar em uma lista de espera.
    gettyimagesMonty-Rakusen

    Marketing de escassez

    Seja uma oferta de tempo limitado ou por uma promoção sazonal, o marketing de escassez oferece aos clientes em potencial uma sensação de urgência para adquirir um produto seu. Os exemplos incluem o McDonald’s McRib, o Double Down da KFC e a pizza de massa recheada de cachorro-quente da Pizza Hut. Esses itens são tão populares que se tornaram assunto de conversa pública, mito e paródia. Para operações menores, as promoções diárias podem ajudar o negócio a fluir.

    Existem várias maneiras de utilizar o marketing de escassez. O uso de cupons pode aumentar as vendas. Da mesma forma, você pode introduzir tempo em suas compras online, mostrando ao usuário que ele só tem um tempo definido para fazer uma reserva ou entrar em uma lista de espera.

  • Ouça a concorrência
 
 
 
Conhecer sua concorrência pode alimentar suas próprias percepções de marca:não há más ideias, apenas má execução. Veja como seus concorrentes vendem e responda de acordo. Aprenda com os erros dos outros e, se algo der certo, determine se essa tática é algo que você pode desenvolver com sua própria marca. Além disso, você pode criar campanhas de marketing que funcionem em resposta a outros negócios, se desejar desenvolver uma concorrência amigável.
    gettyimages-andresr

    Ouça a concorrência

    Conhecer sua concorrência pode alimentar suas próprias percepções de marca:não há más ideias, apenas má execução. Veja como seus concorrentes vendem e responda de acordo. Aprenda com os erros dos outros e, se algo der certo, determine se essa tática é algo que você pode desenvolver com sua própria marca. Além disso, você pode criar campanhas de marketing que funcionem em resposta a outros negócios, se desejar desenvolver uma concorrência amigável.

  • Divirta-se
 
 
 
Marketing dá muito trabalho em um mundo em constante mudança. O que funciona hoje pode não dar certo amanhã; portanto, em caso de dúvida, encontre maneiras de se divertir com o que faz.
 
Deseja envolver os millennials ou a geração Z? Faça competições que incentivem a construção de comunidades que possam alegrar os dias de outras pessoas.
 
O que quer que você faça e como faça, lembre-se de que satisfazer o cliente é essencial para criar lealdade e garantir retornos.
    gettyimages-Thomas-Barwick

    Divirta-se

    Marketing dá muito trabalho em um mundo em constante mudança. O que funciona hoje pode não dar certo amanhã; portanto, em caso de dúvida, encontre maneiras de se divertir com o que faz.

    Deseja envolver os millennials ou a geração Z? Faça competições que incentivem a construção de comunidades que possam alegrar os dias de outras pessoas.

    O que quer que você faça e como faça, lembre-se de que satisfazer o cliente é essencial para criar lealdade e garantir retornos.

    gettyimages-Heroimages

    Conte uma história

    Conhecer a sua marca é parte integrante da identidade do seu negócio, pois ajuda na fidelização de clientes. Quando pensamos em empresas como Coca-Cola, IBM ou McDonald’s, vemos uma identidade de marca criada exclusivamente para a clientela que cada um queria promover. O denominador comum: eles são confiáveis.

    Embora essas empresas sejam líderes globais, todas começaram pequenas e cresceram com o tempo. Encontre a personalidade do seu restaurante e a use como a pedra fundamental da sua declaração de missão e estratégia de marketing.

    A construção da marca pode acontecer de várias formas. Se sua marca se baseia no charme da região, incorpore alimentos locais e decore com produtos apropriados. Isso o ajudará a desenvolver o tipo de atmosfera que trará as pessoas de volta para uma segunda experiência.

    Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

    Facebook
    Twitter
    Instagram
    YouTube
    LinkedIn

    Tenha também a Forbes no Google Notícias

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • clientes
    • Coca-Cola
    • competição
    • concorrentes
    • convidados
    • cozinha
    • Edição Limitada
    • Geração Z
    • história
    • jovens
    • Marketing
    • menu
    • mídia social
    • millennials
    • novidades
    • pratos
    • promoção
    • Publicidade
    • redes sociais
    • restaurantes
    • Tecnologia

    As mais lidas agora

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Escolhas do editor

      Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

    • Colunas

      Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

    • Carlo Ancelotti
      Carreira

      Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

    • Foto do papa Leão XVI com oficiais peruanos
      Forbes Tech

      Papa Influenciador? Perfil de Leão XIV Recebe Milhares de Seguidores e Verificação no X

    • mães kuntuala
      Carreira

      Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

    Últimas Notícias

    • Produtores da Argentina Aceleram Colheita de Soja Antes de Mais Chuvas

    • Foto de blocos de porcentagem sendo amontoados

      Grupo de Ásia-Pacífico Alerta para Paralisação do Comércio por Tarifas

    • Foto da bandeira da União Europeia

      Guerra Comercial, Dívida e Volatilidade São os Principais Riscos para a Zona do Euro, Diz BCE

    • Foto de Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário

      “Eu Não Vejo Retrocesso”, Diz CEO do Grupo Boticário sobre Agenda ESG

    • GOL

      GOL Tem Lucro de R$1,38 Bi no 1º Tri, Queda de 64%

    • Vendas no Varejo dos EUA Registram Alta Ligeira em Abril

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes A mais conceituada revista de
    negócios e economia do mundo.
    • + Sobre nós
    • + Forbes Store
    • + Revista digital
    • + Anuncie
    • + Contato
    • + Política de Privacidade
    • + Newsletter
    • Cotações por TradingView
    • Mais ricos do Mundo
    • Elon Musk
    • Mark Zuckerberg
    • Jeff Bezos
    • Larry Ellison
    • Bernard Arnault
    • Warren Buffett
    • Larry Page
    • Sergey Brin
    • Bill Gates
    • Mais ricos do Brasil
    • Eduardo Luiz Saverin
    • Vicky Sarfati
    • Jorge Paulo Lemann
    • Marcel Herrmann Telles
    • Carlos Alberto Sicupira e família
    • Alexandre Behring
    • André Santos Esteves
    • Ciência e Tecnologia
    • Inteligência Artificial
    • Melhores Prompts
    • Inovação
    • SpaceX
    • Espaço
    • Nasa
    • Exploração Espacial
    • Asteróide
    • Instagram
    • Tik Tok
    • Apple
    • Listas
    • Bilionários do Mundo
    • Bilionários do Brasil
    • Melhores CEOs
    • Melhores CIOs
    • Melhores CMOs
    • Forbes 50 Over 50
    • Bilionários Agro
    • Mulheres de Sucesso
    • Top Creators
    • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
    • Agro 100
    • Melhores Empresas Privadas dos EUA
    • Forbes Under30
    • Economia e Negócios
    • Bitcoin
    • Mercado Financeiro
    • Investimentos
    • Impostos
    • Commodities
    • Criptomoedas
    • Dólar
    • Imposto de Renda
    • Comportamento e Bem-Estar
    • Saúde Mental
    • Geração Z
    • Relacionamentos
    • Família
    • Trabalho
    • Dicas de Saúde
    • Esportes
    • E-Sports
    • Fórmula 1
    • Futebol
    • Surf
    • Skate
    • Olimpíadas
    • Atletas
    • Entretenimento
    • Netflix
    • Séries
    • Filmes
    • Celebridades
    • Eventos
    • Música
    • Premiações
    • Life Style
    • Portugal
    • Viagens
    • Gastronomia
    • Qualidade de vida
    • Luxo
    • Arte
    • Marcas
    • Carros
    • Meio Ambiente
    • Clima
    • Sustentabilidade
    • Mudanças Climáticas
    • Alimentos
    • COP30
    • Incêndios Florestais
    • Eventos
    • Power Dinner
    • Melhores CEOs
    • Power Lunch 50+
    • Forbes Life Fashion
    • Forbes Party NY
    • Forbes Party Austin
    • Forbes Party SP
    • Melhores CIOs
    • Agro 100
    • Forbes Mulhertes de Sucesso
    • Forbes Mulher Agro
    • Política
    • EUA
    • Brasil
    • China
    • Governo

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.