A Americanas informou hoje (23) que segue trabalhando para restabelecer seus sistemas de comércio eletrônico depois de sofrer um ataque digital no final de semana que a obrigou a tomar a decisão de tirar seus principais sites de venda do ar.
Às 10h27, o site “americanas.com” estava disponível, mas exibia no topo da página a mensagem: “Estamos voltando de forma gradual, disponibilizando produtos e funcionalidades progressivamente, para que você possa comprar com segurança”. No mesmo horário, o endereço “submarino.com.br” seguia indisponível.
VEJA TAMBÉM: Bilionários da Americanas perdem R$ 3,5 bilhões com ecommerce fora do ar
“A Americanas está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta-feira, suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro”, afirmou a companhia em comunicado ao mercado hoje (23), sem dar detalhes sobre o custo do ataque ou previsão de quando o marketplace será totalmente restabelecido.
A companhia teve no primeiro trimestre do ano passado vendas online de R$ 5,594 bilhões, correspondendo a uma média por dia R$ 62,2 milhões. A operação de marketplace da Americanas foi responsável por 64,4% das vendas brutas no primeiro trimestre de 2021.
“Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo”, acrescentou a companhia.
A ação da Americanas disparava hoje (23), avançando 7,7% às 10h51. No mesmo horário, o Ibovespa subia 0,7%. Na véspera, terceiro dia de operação online comprometida, a ação da empresa fechou em queda de 5,4%. Na segunda-feira, a perda foi de 6,6%.
Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram
Em comunicado hoje (23), a agência de classificação de risco Fitch afirmou que após a suspensão do marketplace por três dias “algum dano reputacional é uma possibilidade”.
A agência comentou ainda que a liquidez da Americanas é forte, “o que pode suportar eventuais pressões temporárias sobre suas vendas”.