Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / Mocotó faz 50 anos com novos pratos e exposição com história do restaurante

Mocotó faz 50 anos com novos pratos e exposição com história do restaurante

Em clima de festa, o chef Rodrigo Oliveira arquiteta novidades no menu e comanda um projeto de imersão na linha do tempo da casa na Vila Medeiros

Giovanna Simonetti
27/10/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Ricardo D’Angelo
Ricardo D’Angelo

Rodrigo Oliveira em um dos espaços da exposição de 50 anos do Mocotó: uma réplica do primeiro ambiente do restaurante, em 1973

Meio século atrás, o pernambucano Zé de Almeida saía do sertão para ganhar a vida com um pequeno negócio na zona norte de São Paulo. Com um bar e dez mesinhas, não demorou muito para fazer fama na região da Vila Medeiros com seu delicioso caldo de mocotó. Mas o que “painho” – como é carinhosamente chamado – não sabia, era a dimensão que aquela casa tomaria na cidade (e no mundo).

Agora, depois de 50 anos de história, o Mocotó completa aniversário com muitos motivos para celebrar. Sob a batuta do filho de Zé, o chef Rodrigo Oliveira – que largou a faculdade de engenharia e gestão ambiental para cuidar do restaurante da família –, o restaurante expandiu (com três unidades pela capital paulista), já foi considerado um dos melhores do mundo (43º na edição de 2021 do Latin America’s 50 Best) e ganhou reconhecimento internacional por seus projetos de impacto social – como o Quebrada Alimentada, que desde 2020 já distribuiu mais de 100 mil refeições e 105 toneladas de alimentos para famílias de vulnerabilidade do entorno do restaurante.

Leia também:

  • Como é a comida de avião feita pelo chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó
  • “O Mocotó tem poder transformador”, diz Adriana Salay, premiada com o chef Rodrigo Oliveira

Para festejar o cinquentenário, estão previstas uma série de novidades. A mais especial delas é a exposição “Um restaurante melhor para o mundo”, aberta ao público nos andares de cima do Mocotó, com curadoria da pesquisadora e historiadora Adriana Salay, mulher de Rodrigo. Será exposta uma linha do tempo com fotos antigas e até recriaram o primeiro ambiente do estabelecimento – com direito a réplica do balcão, mesas, cadeiras e utensílios da época. A mostra vai contar a história dos primeiros 50 anos da casa.

“A ideia é falar sobre o Mocotó para um público diverso, usando equipamentos e tecnologias inovadoras de informação. É uma linguagem pensada para atingir todos os públicos, dos que costumam frequentar exposições aos que nunca foram a uma”, diz Adriana sobre o projeto, em cartaz até fevereiro do ano que vem.

  • Linha do tempo dos 50 anos do restaurante, desde o nascimento de Zé de Almeida até os dias atuais
    Ricardo D’Angelo

    Linha do tempo dos 50 anos do restaurante, desde o nascimento de Zé de Almeida até os dias atuais

  • A mostra também conta os projetos socioambientais que o restaurante (e Rodrigo) apoia
    Ricardo D’Angelo

    A mostra também conta os projetos socioambientais que o restaurante (e Rodrigo) apoia

  • A pesquisadora e historiadora Adriana Salay, esposa de Rodrigo Oliveira, foi a curadora da exposição
    Ricardo D’Angelo

    A pesquisadora e historiadora Adriana Salay, esposa de Rodrigo Oliveira, foi a curadora da exposição

  • Novo prato na área: ceviche de beijupirá
    Ricardo D’Angelo

    Novo prato na área: ceviche de beijupirá

  • Anúncio publicitário
  • Pirão de leite com com pipoca de queijo coalho e carne de sol confit
    Ricardo D’Angelo

    Pirão de leite com com pipoca de queijo coalho e carne de sol confit

  • Sobremesa de purê de manga, sorbet de cajá e coco crocante
    Ricardo D’Angelo

    Sobremesa de purê de manga, sorbet de cajá e coco crocante

    Ricardo D’Angelo

    Linha do tempo dos 50 anos do restaurante, desde o nascimento de Zé de Almeida até os dias atuais

    Outro propósito, como o nome da exposição bem diz, é mostrar o que a equipe planeja para as próximas cinco décadas. “Agora temos que pensar no que podemos fazer para deixar o mundo um pouco melhor. Se a função do restaurante é restaurar, será que a gente não tem a capacidade de restaurar as relações com as pessoas e delas com o meio ambiente?”, questiona o chef, que também expôs detalhes de seus projetos do coração: além da Quebrada Alimentada, iniciativas agroflorestais na fazenda Maniwa, em Socorro (PE), e o sítio Mulungu, na cidade de São José dos Campos (SP).

    Este último é alimentado pela compostagem feita no Mocotó e fornece os alimentos orgânicos usados na cozinha, enquanto a fazenda pernambucana é a responsável pelo leite, pomares regenerativos, mandioca orgânica e a farinha que é servida no restaurante. “Quando a gente escolhe o que vai servir e o que vai comer, isso de certa forma tem um peso político também”, diz Rodrigo.

    Por isso, a cozinha não poderia ficar de fora da festa. Para marcar o meio século de vida do Mocotó, Rodrigo e seu time criaram um menu comemorativo para a Vila Medeiros usando ingredientes de produtores especiais, entre eles: cuscuz de milho crioulo, desenvolvido pelos projetos Crioulo e Cooperecê; a carne de gado curraleiro da fazenda Mutum; os ovos da Turma do Ovo – segundo o chef, os melhores que já comeu na vida; o chocolate tree-to-bar da Baianí; o licuri de cooperativas locais do sertão baiano; e um requeijão da Fazenda Atalaia, desenvolvido especialmente para o restaurante.

    Ricardo D’Angelo
    Ricardo D’Angelo

    Os famosos dadinhos de tapioca agora ganharam uma versão comemorativa vegana

    Todos os insumos se traduzem em novos pratos, como o pirão de leite com pipoca de queijo coalho e carne de sol confit, o ceviche de beijupirá com leite de tigre de umbu e chips de batata doce e a sobremesa cajá-manga, pura fruta: purê de manga, sorbet de cajá e coco crocante. E não poderiam faltar os famosos dadinhos de tapioca, que agora também aparecem com cereais, em uma nova versão vegana.

    A ideia de Rodrigo é trazer receitas inéditas e diferentes com o passar dos meses, trocando as novidades periodicamente para dar lugar a outras ideias inspiradas na linha do tempo da casa – além de bons drinks.

    Leia também:

    • Rio e São Paulo juntarão grandes chefs do mundo para jantares especiais
    • Onildo Rocha homenageia a Mata Atlântica em novo menu
    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • gastronomia
    • gastronomia brasileira
    • Mocotó
    • restaurantes
    • Rodrigo Oliveira

    As mais lidas agora

    • Forbes Agro

      Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

    • berkshire hathaway
      Forbes Money

      Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

    • Forbes Tech

      Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

    • Elis Rodrigues
      Carreira

      CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

    Últimas Notícias

    • Foto de um iPhone

      iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

    • segurança

      Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

    • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

      Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

    • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

    • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

    • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.