Acha que merece um aumento, mas não sabe como pedir? Saiba o melhor momento

31 de julho de 2014

A maioria dos funcionários iria amar encontrar mais dinheiro em suas contas. Quem não usaria esta quantia a mais para investir em aposentadoria, educação ou pagar uma dívida? (É pra isso que você usaria o dinheiro, certo?). Acontece que há um movimento importante que resulta em um aumento de dois terços do salário de trabalhadores. O grande segredo: você tem de pedir.

De acordo com uma pesquisa da CareerBuilder sobre salários, foi descoberto que 66% dos funcionários que pediram um aumento, conseguiram. Isso se aplica igualmente para homens e mulheres. O problema é que mais da metade destes trabalhadores nunca pediu um aumento. “A pessoas geralmente são terríveis nisto”, conta Marie McIntyre, autora do livro Secrets to Winning at Office Politics. “Muitas pessoas se sentem desconfortáveis ao falar sobre dinheiro”.

Aqui está o que você precisa saber sobre uma negociação bem sucedida com seu chefe ou gerente sobre salário:

Fique atento com o timing: Você acabou de finalizar um grande projeto? Marque uma reunião com seu chefe. “Você deve pedir um aumento quando o sol está brilhando para você e para a empresa”, afirma McIntyre. “Se as vendas não estão indo bem ou uma redução de funcionários, é um sinal de que não é o momento certo”.

Pense no seu valor: Pedir um aumento não deve girar em torno do fato de você ter uma família muito grande ou pagamentos atrasados, mas sim do valor que você tem para a empresa.

Não peça mais do que sua posição: Tenha certeza de que entendeu o seu valor no mercado. Uma boa forma de fazer isso é comparando o salário com outros da mesma área que a sua (o site salary.com é um bom auxiliar).

Peça um aumento se você estiver indo na direção certa: “Se você está se doando 100% e sendo pago por 100%, você não tem motivos para pedir um aumento”, conta Bruce Hurwitz, recrutador executivo e autor do livro Succes! As Employee or Entrepreneur.

Não espere até a análise anual: “No momento em que alguém senta com você para falar sobre seu desempenho, as decisões sobre aumento de salário já devem ter sido feitas”, conta McIntyre. “O melhor momento é de 6 a 8 semanas antes desta conversa”.