De acordo com uma pesquisa da CareerBuilder sobre salários, foi descoberto que 66% dos funcionários que pediram um aumento, conseguiram. Isso se aplica igualmente para homens e mulheres. O problema é que mais da metade destes trabalhadores nunca pediu um aumento. “A pessoas geralmente são terríveis nisto”, conta Marie McIntyre, autora do livro Secrets to Winning at Office Politics. “Muitas pessoas se sentem desconfortáveis ao falar sobre dinheiro”.
Aqui está o que você precisa saber sobre uma negociação bem sucedida com seu chefe ou gerente sobre salário:
Pense no seu valor: Pedir um aumento não deve girar em torno do fato de você ter uma família muito grande ou pagamentos atrasados, mas sim do valor que você tem para a empresa.
Não peça mais do que sua posição: Tenha certeza de que entendeu o seu valor no mercado. Uma boa forma de fazer isso é comparando o salário com outros da mesma área que a sua (o site salary.com é um bom auxiliar).
Peça um aumento se você estiver indo na direção certa: “Se você está se doando 100% e sendo pago por 100%, você não tem motivos para pedir um aumento”, conta Bruce Hurwitz, recrutador executivo e autor do livro Succes! As Employee or Entrepreneur.