Como construir uma comunicação aberta na empresa

6 de outubro de 2014

Um problema comum dentro de startups é perceber que você e seu sócio têm ideias diferentes de comunicação. Em empresas em crescimento, os funcionários muitas vezes não sabem o que está acontecendo em outros departamentos. Marketing, vendas e suporte ao cliente não se comunicam, o que significa que essas equipes podem muito bem estar funcionando sem nenhuma sintonia. Quando a informação crucial não está fluindo entre os departamentos, a produtividade diminui e o crescimento para.

Aqui estão quatro dicas que podem te ajudar a criar um ambiente centrado em ter uma comunicação aberta e eficaz.

1- Um erro comum entre as equipes de gestão é não dividir as informações com toda a empresa. Isso demonstra uma falta de confiança e pode levar à desconfiança. A melhor maneira de evitar isso é a prática, a comunicação transparente e aberta.

De acordo com Michael Wolfe do Ponto Nove Capital, os líderes da empresa devem compartilhar o máximo de informações com suas equipes, incluindo notas de reuniões, feedback do cliente, dados importantes sobre finanças, metas, captação de recursos, e novas contratações.

2- Quando os funcionários não estão se comunicando através dos departamentos, os líderes precisam construir práticas que fortaleçam as relações entre equipes diferentes. Sempre procure maneiras de construir conexões entre as pessoas – especialmente quando há uma falta de metas de trabalho e interesses comuns. Almoce em grupo, por exemplo.

3- Seus funcionários têm um enorme conhecimento sobre o funcionamento interno de sua empresa, e a melhor maneira de explorar esta inteligência é fazendo as perguntas certas. Durante esses encontros você deve perguntar questões pontuais de uma forma que demonstre preocupação genuína. Um exemplo é “como vão as coisas?”.