O que sites de namoro podem ensinar sobre escolher um candidato

1 de outubro de 2014

De acordo com um artigo na revista “Business Insider”, o primeiro currículo no registro foi escrito por Leonardo da Vinci em 1482 e tinha mais o objetivo de introduzir uma conversa com alguém que você não conhece, do que ser um documento de verdade.

Com o tempo, o currículo evoluiu e, eventualmente, padronizou certas expectativas, regras e diretrizes. Deixou de ser apenas uma carta de apresentação: currículo hoje funciona como um filtro (tanto para o lado bom, quanto pro ruim) para as organizações conseguirem processar rapidamente os candidatos.

O Match.com afirma ter lançado o primeiro site de namoro on-line, em 1995. Seu propósito era muito parecido com o que ele é hoje: criar um relacionamento de longa duração entre pessoas que não se conheciam até então. Ao longo dos anos, outros sites de namoro online, como eHarmony, Zoosk, Mate1 e Tinder entraram no mercado. Mas qual a relação entre entrevistas, currículos e sites de namoro?
Algumas perguntas feitas em sites de relacionamento podem ser realmente aproveitadas em um currículo, a ponto de conhecer mais seu candidato e para que ele se apresente de maneira mais pessoal. Veja alguns exemplos:

“Como você usa sua sexta-feira à noite ou final de semana?” Apesar de os sites listarem respostas de múltipla escolha para perguntas que tentam avaliar a forma como uma pessoa gasta seu tempo livre com ou sem um parceiro, esta pergunta revela partes verdadeiras de uma pessoa.

Escolhendo a gastar o seu tempo livre a explorar um hobby, uma paixão, ou um interesse revela muito sobre ajuste de emprego. As pessoas fazem isso independente de serem pagas ou não. “Como você gasta seu tempo livre” é uma grande questão.

“O que mais te atrai?” Embora esta questão esteja redigida de muitas maneiras diferentes em vários sites de namoro online, muitos dos sites utilizam respostas de múltipla escolha. Mas, pense em como essa questão se relacionaria com um ajuste cultural de um empregado. Você se sente mais atraído por culturas que se concentram no desempenho e crescimento? Ou um local de trabalho que aprecia o humor e criatividade? E assim por diante.