De acordo com Eric Ries, autor de “The Lean Startup”, um pivô faz com que haja mudança de estratégia sem fazer uma alteração na visão. A Disney é um mestre Desta técnica. Todos os seus filmes criam a oportunidade de se transformarem em mercadoria, resorts e parques temáticos, ancorados pela marca Disney. O boneco de neve Olaf sozinho criou centenas destes pontos. A Disney transformou o personagem animado em bichos de pelúcia, pijamas, globos de neve, e até mesmo o anfitrião do espetáculo do California Adventure Park “Winter Dreams”. Elsa e Anna têm agora seu próprio show no gelo e um livro da série.
Mas você não tem que ser a Disney para usar estes fatores em sua vantagem. Veja algumas dicas que vão ajudá-lo a aproveitar a flexibilidade e imaginação para obter sucesso enquanto permanece fiel a seus valores fundamentais:
Maximize a experiência do consumidor: você consegue expandir seu negócio quando passa a não maximizar somente seus ganhos e lucros, mas também se importar com a experiência do consumidor. A Disney faz isso através dos parques, produtos e filmes e sempre há algo novo para os clientes.
Esteja aberto para as novidades do mercado: não perca as oportunidades que o mercado oferece e fique atento aos mercados emergentes. Reúna toda sua equipe e dê a oportunidade de todos expressarem suas ideias.
Lembre-se da integração: quando você pensa nas franquias da Disney, tudo é integrado. Sim, os parques tem renda independente, mas eles se baseiam sempre nos lançamentos de filmes e vedem os produtos que mais combinam com o momento. Ao invés de pensar em seus produtos como linhas separadas, pense neles como um universo de produtos integrados.