Fazer amizades no trabalho é importante para a carreira

17 de dezembro de 2014
Hinterhaus Productions/Getty Images

Equipe de negócios ​​no escritório

Muitas pessoas evitam criar amizades no ambiente de trabalho e não deixa que a relação de com seus colegas passe do nível profissional. Agora é a hora de mudar isso. Segundo Ron Friedman, psicólogo e consultor de mercado, ter amigos no trabalho pode contribuir poderosamente para a sua capacidade de se concentrar, lidar com contratempos, melhorar seu desempenho e aumentar o seu salário. “A amizade é o fator mais negligenciado quando se trata de construir um ambiente de trabalho extraordinário”, diz ele.

Outro ponto importante que Friedman destaca é:  “Quando não há essa necessidade psicológica básica de se sentir conectado aos que nos rodeiam, podemos dedicar menos atenção à novas possibilidades”.

Há também benefícios físicos tangíveis para trabalhar com amigos. Uma série de estudos tem mostrado que pessoas solitárias são menos saudáveis. Pessoas solitárias têm pressão arterial mais elevada, um sistema imunológico mais fraco e mais dificuldade para dormir à noite. Um estudo mostrou que a solidão crônica pode conduzir a mortalidade anterior. Claro que o desempenho é melhor no trabalho quando estamos bem descansados e com boa saúde.

Há outro aspecto de amizades no trabalho que é bom para os empregadores e, possivelmente, não ótimo para funcionários: senso de lealdade. “Quando os nossos colegas de trabalho são nossos amigos, de repente se torna muito mais difícil de sair”, diz Friedman. Muitos empregadores estão mesmo dispostos a dispensar os trabalhadores experientes e trazer alguém mais jovem que possa fazer o trabalho por menos.