Nunca deixe nada para depois
Quanto antes você fizer o que deve, melhor será. Sempre é pior deixar as coisas para depois, você pode acabar esquecendo e perdendo tempo.
Antes de sair do escritório, organize o que você precisará fazer no dia seguinte. Isso ajuda a visualizar tudo que foi feito no dia e o quão produtivo você terá que ser amanhã. Leva poucos minutos e é um bom jeito de terminar o dia. Além disso, ajuda a não ficar procrastinando ao chegar no trabalho, porque você sabe exatamente o que precisa fazer.
Não sucumba ao “urgente”
As tarefas que precisam ser feitas “imediatamente” muitas vezes atrapalham o que estamos fazendo agora. Claro que há tarefas que surgem e temos que fazer, mas se você for fazer tudo que é urgente, vai deixar o que é importante de lado.
Muitas vezes, reuniões são perda de tempo e podem durar muito mais que o necessário. Se você mantiver o cronograma e avisar os participantes, pode estabelecer limites e fazer com que todos fiquem focados e a reunião seja eficiente.
Aprenda a dizer não
Um estudo da Universidade da Califórnia comprova que quanto mais dificuldade você tem de dizer não, maior a sua tendência a ser estressado, ficar exausto e até de ter depressão.
Reserve um tempo para checar e responder e-mails
Programe certos momentos para checar sua caixa de entrada e priorize responder e-mails que são mais importantes. Deixe para responder as mensagens sem importância em um momento em que você não esteja ocupado.
Não faça várias coisas ao mesmo tempo
Não tenha medo de sair do escritório
Se você precisar resolver algo fora do escritório, vá. Deixe seu número de telefone com alguém de confiança em caso de emergências e deixe essa pessoa ser seu filtro.
Delegue funções
Use a tecnologia a seu favor
Apesar de dispositivos eletrônicos nos distraírem, eles também podem ajudar a focar. Você pode, por exemplo, escolher destinatários de e-mails importantes e fazer com que só eles sejam notificados. O mesmo com mensagens e ligações, assim, você não precisará checar o celular o tempo todo.