Assim, as chances de seu novo empreendimento dar certo nos primeiros cinco anos são de 50%, mas você não deve deixar o destino te dizer o que acontecerá com o seu negócio. Há algumas ações que você pode ter para fazer com que ele dure:
Crie um plano de negócios
Mantenha suas expectativas baixas
É comum que novos negócios não deem certo por falta de dinheiro, então, é melhor manter seus custos o mais baixo possível até que o resultado das vendas comece a entrar. Contrate apenas pessoas que você realmente precisa, no primeiro momento é bom usar freelancers para trabalhos esporádicos. Gaste dinheiro só com o que for muito necessário. Por exemplo, se você não precisar muito de um espaço físico, abra mão do escritório.
Reinvista na companhia
Não confunda hiperatividade com produtividade
Hoje em dia estamos sempre ocupados, mas quanto desse tempo que dedicamos à companhia está fazendo com que ela avance? Durante o primeiro ano você deve ser pensar bem em como dedicará seu tempo e recursos.
Não aceite todo pedido que te fizerem. Ao considerar pedidos, eventos ou oportunidades de parceria, pense em como eles se encaixariam nos seus planos e na sua lista de prioridades.
Seu objetivo não é criar um negócio ou um produto incrível, mas ajudar o cliente. Esteja sempre atento às necessidades deles e, ao receber o feedback deles, tente se adaptar e melhorar. Quando você produz algo que os clientes precisam e gostam, as vendas irão melhorar.
Construa uma rede de contatos
Quanto mais pessoas você conhecer, melhor será. Qualquer um pode ser um parceiro potencial, cliente, fonte de inspiração ou ideias. Vá atrás de pessoas que abriram seus próprios negócios em uma área parecida com a sua. Quanto mais pessoas você for atrás, mais oportunidades surgirão e mais apoio você terá quando precisar.
Meça e adapte
Com poucos recursos, é essencial saber que seu dinheiro e tempo estão sendo investidos da maneira certa. Nunca assuma o que está acontecendo no seu negócio, verifique os números. Você deve saber qual a porcentagem de lucro sobre um produto ou projeto ou de onde vem os clicks no seu site para poder sempre melhorar ou consertar as falhas.
Vá pelo caminho mais longo