Como ser um bom líder em momentos de crise, por LeBron James

30 de junho de 2015

Getty Images

“Estou confiante porque sou o melhor jogador do mundo. É simples assim.” LeBron James disse isso em resposta à pergunta de uma repórter sobre as chances de seu time, o Cleveland Cavaliers, vencer quando enfrentavam a ameaça de uma eliminação nas finais da NBA. A resposta provocou muitos comentários no meio esportivo, com algumas pessoas a seu favor, e outras contra, alegando que ele estava muito seguro de si mesmo.

As palavras do jogador não foram suficientes. O Cavaliers perdeu para o Golden State Warriors, um time muito melhor.

Intrigado sobre o que outros atletas tinham a dizer sobre a proclamação de LeBron, William Rhoden, colunista esportivo do New York Times, decidiu perguntar aos jogadores do New York Giants o que eles achavam.

“Há um certo nível de etiqueta que nós aprendemos como atletas profissionais”, disse o jogador James Beason. “Você nunca fala sobre você mesmo. Acredito que LeBron é o melhor jogador do mundo. Mas eu entendo o fato de algumas pessoas não gostarem quando isso vem da boca dele.”

O próprio Rhoden opinou. “Quando os jogadores falam sobre sua excelência, ignoram o fato de que seu sucesso depende de outros.” Outro jogador do Giants, Rashad Jennings, acredita que a intenção de LeBron “era simplesmente tentar inspirar seus colegas de time”.

James pode não mostrar humildade em uma conferência de imprensa, mas sua posição inspira seus colegas. Naquele momento, os Cavaliers estavam prejudicados por dois jogadores machucados. Como o comentador da partida disse, LeBron “levou o time nas costas”.

LeBron é responsável por controlar as jogadas na quadra, ele dirige a ação. Em um jogo contra o Chicago Bulls, ele discordou do juiz, arrumou confusão, mas mesmo assim fez o ponto da vitória.

Ao mesmo tempo, liderança requer inspiração. Pessoas admiram alguém que consegue se impor e tomar as rédeas. Ainda mais quando um time enfrenta adversidades. Eles se perguntam: ele ou ela sabe para onde estamos indo? Essa pessoa pode nos ajudar em tempos difíceis? Essa pessoa tem o que precisa para nos guiar?

Quando líderes se impõem, eles removem a pressão do time para que indivíduos possam pensar mais claramente. Isso acontece porque o líder leva as demais pessoas do seu time a dar mais importância às tarefas, sem se preocupar muito com as circunstâncias.

Seguidores dizem para si mesmos: deixe que o líder se preocupe por nós; nós só precisamos fazer nosso trabalho. Ao mesmo tempo, esses líderes não pretendem fazer tudo sozinhos. Pelo contrário, eles insistem que todos se esforcem juntos ou eles serão descartados.

Humildade é crucial para a liderança. Ao mesmo tempo, quando as coisas não vão bem, é bom que o líder se imponha e guie o time, que sabe que ele é capaz de fazer o trabalho e precisa de sua ajuda para fazê-lo melhor.