Como procurar um novo trabalho enquanto se está empregado

29 de julho de 2015

Istock

Procurar por um novo emprego enquanto você ainda está empregado não é uma tarefa fácil. No entanto, você não deve ficar em um trabalho que você detesta para sempre por medo de caçar um novo.

Caso aconteça de o chefe descobrir suas empreitadas, não há problema. Você pode dizer: “É verdade que não estou tão feliz aqui e estou pensando em sair, mas se você puder resolver alguns dos problemas que me desanimam, talvez eu fique”. Nesse caso, ainda é possível escolher se quer permanecer onde está ou sair de uma vez.

Se você não consegue imaginar tanta confiança saindo de você em uma conversa com seu gerente, lembre-se que nenhum adulto deveria se sentir incapaz de se impor quando necessário. Todos são merecedores de respeito próprio, mas muitos trabalhadores abandonam isso por um pagamento.

LEIA MAIS: Reclamar sobre o trabalho pode fazer você perder o emprego

Respeito que pode ser recuperado na busca por um novo cargo. Enquanto juntar material para montar um currículo e enviar para uma vaga, você vai perceber o quanto já conquistou na carreira e que, mesmo que seu chefe não aprecie isso, outros perceberão quem você é.

O primeiro passo na busca por um novo emprego é pensar o que você quer fazer: se é algo diferente ou o mesmo trabalho, só que com outro chefe. A pior coisa que se pode fazer nesse caso é, na pressa, acabar em um emprego ainda pior.

Ao pensar em suas possibilidades, pesquise por cargos distantes da sua área, mas que te interessem. É possível que você seja qualificado para algum deles. Utilizar sites de anúncio e busca de vagas é a melhor forma de encontrar essas ocupações. Na hora de marcar entrevistas, avise que trabalha e que está apenas disponível para entrevista depois do expediente. Isso ajudará a cortar opções.

Então, quando estiver a caça de um novo trabalho, lembre-se sempre de analisar sua ocupação atual e ver o que te agrada e o que te incomoda sobre suas tarefas. Depois de algumas análises, é possível encontrar um cargo no qual você se encaixa.