Ser perfeccionista pode atrapalhar o ato de falar em público

17 de agosto de 2015

iStock

Pessoas que normalmente falam em público, dão palestras ou fazem discursos costumam ser perfeccionistas. Há dois tipos desta mesma característica: a que atrapalha e a que ajuda. É muito importante que palestrantes entendam a diferença.

O tipo ruim, que prejudica a pessoa que vai falar, é aquele em que são estabelecidas metas muito altas – e alcançá-las acaba virando uma obsessão. É compreensível que se queira ser o melhor, já que há muita competição e a plateia sempre tem expectativas altas sobre o discurso que será apresentado.

MAIS: 5 dicas para dar uma boa palestra 

No entanto, falar em público é mais do que apenas o texto que foi preparado: é também sobre quem vai ouvir e, se a pessoa focar demais em falar perfeitamente, é provável que ela esqueça do mais importante, que é a plateia. Se todo o esforço do palestrante for para que o discurso saia sem nenhum erro, ele será bom apenas para quem falou.

Não é preciso ficar obcecado com os resultados de um discurso imperfeito. De acordo com um estudo divulgado no jornal Personality and Social Psychology Review, pessoas com este problema tem propensão a depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e fica preocupado com tudo o tempo todo.

LEIA TAMBÉM: Como a insegurança pode acabar com a carreira de um empresário

É importante colocar metas altas para melhorar o trabalho, mas elas devem ser realistas. Não há nada de errado em almejar a superação, mas lembre-se de não ficar desmotivado se, por acaso, estes objetivos não corresponderem aos resultados. É preciso aprender a aceitar o fracasso, afinal, ele também é uma oportunidade de aprendizado.