Dicas para lidar com o chefe que pensa diferente de você

9 de março de 2017

(iStock)

É praticamente impossível, nos dias de hoje, conduzirmos nossa vida profissional de acordo com nossas convicções políticas. Isso fica ainda mais claro em tempos de eleição, quando o ambiente de trabalho é invadido por discussões acaloradas entre apoiadores de um e de outro candidato. O fato é que temos de trabalhar com pessoas que pensam, politicamente, diferente de nós.

Essas divisões dentro de uma empresa são compreensíveis. Os pesquisadores Jonathan Haidt e Emily Ekins estudaram, recentemente, essas diferenças ao analisar os fundamentos morais que impulsionam as escolhas. Coisas como o tamanho da importância de cuidar do outro e respeitar as autoridades. O que eles descobriram – e isso foi feito antes da eleição – é que os apoiadores de Donald Trump tendem a ter um baixo grau de moralidade no quesito “cuidar e proteger os vulneráveis” e um alto grau no que diz respeito a autoridade e lealdade.

LEIA MAIS: 10 coisas que você precisa saber sobre seu chefe

É claro que isso não se aplica a todos os apoiadores do republicano. O psicólogo Steven Tublin, que escreve sobre o trabalho em ambientes divididos politicamente, lembra sobre a importância de “ser moderado ao emitir a sua opinião sobre as causas de seu chefe e de seus colegas”. No entanto, as pessoas são diferentes. Consequentemente, as tensões inevitavelmente aumentam quando as diferenças políticas invadem uma relação chefe-subordinado.

Veja na galeria de fotos 5 dicas para saber como agir quando seu chefe pensa politicamente diferente de você:

(iStock)
(iStock)
(iStock)
(iStock)
(iStock)