Grandes líderes não mentem - nem para si mesmos

25 de maio de 2017

(iStock)

Quando nós somos adultos, é muito mais difícil mudar nossas crenças sobre nós mesmos: sobre o que nós sabemos, sobre as coisas nas quais somos bons e aquelas nas quais não somos.

LEIA MAIS: Como descobrir o que você realmente quer fazer

Muitos executivos se consideram grandes líderes – e estão certos de que suas equipes pensam da mesma forma. Isso acontece, muitas vezes, porque o foco deles está neles mesmos e todas as suas ações são direcionadas para que eles pareçam bons. Esse tipo de pessoa, normalmente, toma decisões para se proteger ou para estar em uma posição confortável quando a organização ou os demais funcionários são impactados negativamente.

A notícia triste é que, por se acharem tão boas, essas pessoas perdem a chance de contar com alguém que as ajude a melhorar. Elas ignoram qualquer feedback ou sugestão.

Há, ainda, aquelas que têm o problema oposto: são muito melhores do que realmente pensam que são. Essas pessoas vivem em constante estado de ansiedade, convencidas de que, a qualquer momento, serão “descobertas”, como se fossem uma fraude. Quando recebem um merecido feedback positivo, também o descartam, achando que foi apenas um gesto de gentileza.

LEIA TAMBÉM: 9 sinais de que você é bem-sucedido – mesmo que não perceba

O fato é que a maioria das pessoas que têm qualquer uma dessas características não percebe. Será que não há áreas na sua vida onde você está convencido de que é bom – ou ruim – mas que, na realidade, você só está errado sobre suas impressões? Você tem uma imagem clara de você mesmo?

Felizmente, há alguns conselhos capazes de aumentar a sua auto-percepção e, consequentemente, ajudar a lidar com essas questões. Veja na galeria de fotos 3 dicas para ser um bom líder:

(iStock)
(iStock)
(iStock)