Ser criado por um narcisista prejudica a carreira

18 de setembro de 2017

iStock

A coach, escritora e palestrante sobre carreira e sucesso pessoal Kathy Caprino já escreveu muito sobre narcisismo – e diz sempre ficar perplexa com o assunto. Centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo são criadas por pelo menos um adulto narcisista, e isso prejudica seus sentimentos de bem-estar, segurança, confiança e coragem.

VEJA MAIS: 10 coisas para colocar no currículo – e 10 para remover imediatamente

A “vítima” constrói a crença de que nunca é boa o suficiente, apesar de todos os esforços que faz na tentativa de agradar aos outros. Perde a capacidade de se comunicar de maneira autêntica, de se relacionar de forma natural e saudável e de triunfar pessoal e profissionalmente.

A maioria dos adultos filhos de narcisistas nunca recebeu a ajuda de que precisava para se recuperar e se curar, pois não tem ideia de que o que vivenciaram quando crianças não era algo saudável ou construtivo.

Filhos de narcisistas podem passar a vida buscando aprovação e reconhecimento, porém sempre sentindo que nunca vão conseguir isso. Frequentemente são sensíveis e inseguros. Acham que são indignos de serem amados. Estão tão familiarizados com o narcisismo que, inconscientemente, atraem isso para suas vidas quando adultos, nos relacionamentos e no trabalho.

LEIA TAMBÉM: 9 lições de poder e liderança de Genghis Khan

O narcisismo é um transtorno mental no qual a pessoa tem uma noção ampliada de sua própria importância, uma profunda necessidade de admiração e falta de empatia pelos outros. Por trás dessa máscara de extrema confiança esconde-se uma autoestima frágil e vulnerável a críticas. O portador do transtorno também tem problemas em várias áreas da vida: nos relacionamentos, no trabalho, nos estudos e até nas questões financeiras. Tende a ficar infeliz e desapontado com frequência, por julgar que não está recebendo os favores e a admiração que acredita merecer.

Pais narcisistas demandam que você concorde com eles; caso contrário, irão rejeitá-lo. Para eles, serem desafiados significa que não são amados. Portanto, quem é criado por narcisistas conhece apenas o amor condicional (baseado em determinadas condições e ações específicas que precisam ser demonstradas).

E MAIS: 4 distrações que você precisa evitar se quiser ser bem-sucedido

Estudos recentes mostram que 6% da população já vivenciou o transtorno de personalidade narcisista em algum momento de suas vidas. Baseando-se em seus trabalhos, Kathy acredita que a incidência seja muito maior, pois muitos não sabem reconhecer seus sinais.

Existe muito a dizer sobre os efeitos prejudiciais do narcisismo, mas Kathy focou em como isso pode afetar a carreira dessas pessoas.

Veja 7 características de pessoas que foram criadas por narcisistas:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock