6 dicas para causar uma boa primeira impressão

28 de novembro de 2017

iStock

Amy Cuddy, psicóloga da Harvard Business School, tem estudado as primeiras impressões por mais de uma década. Ela e seus colegas descobriram que fazemos rápidos julgamentos sobre outras pessoas que respondem duas questões primárias: se podemos confiar nelas e quais são suas capacidades.

VEJA MAIS: 10 sinais de que a empresa gostou de você, mas vai contratar outra pessoa

De acordo com os levantamentos da especialista, de 80% a 90% de uma primeira impressão têm como base essas duas questões. Inconscientemente, você e as pessoas que conhece se perguntam: “Posso confiar em suas boas intenções em relação a mim?” e “Ela é competente?”.

Nós deduzimos, frequentemente, que a competência é o fator mais importante e as pessoas têm a tendência de enfatizar isso quando conhecem alguém. Entretanto, a pesquisa de Amy mostra que a confiança é mais relevante. Para sua competência importar, as pessoas precisam primeiro confiar em você. Se não existe confiança, as pessoas vão, na verdade, entender a sua competência como algo negativo. “Uma pessoa cordial e confiável que também seja forte gera admiração, mas apenas depois que conquistar confiança sua força se tornará um presente e não uma ameaça”, afirma Amy.

Considerando que leva alguns segundos para alguém decidir se você é confiável e competente, e o fato de pesquisas mostrarem que primeiras impressões são muito difíceis de serem alteradas, a pressão gerada quando conhecemos pessoas é justificadamente intensa.

LEIA TAMBÉM: 10 coisas que você nunca deve dizer sobre si mesmo

“Se alguém que você está tentando influenciar não confia em você, não dá pra ir muito longe. Na realidade, você pode até mesmo provocar desconfiança e passar a impressão de ser manipulador”, conclui Amy.

Uma vez que reconhecer que a importância da confiança está acima da competência, você pode assumir o controle das primeiras impressões que transmite.

Veja 6 dicas para causar uma boa primeira impressão:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).