O que você precisa saber antes de pedir um aumento

25 de maio de 2018

Segundo alguns psicólogos, a rejeição é um dos medos humanos mais profundos. A maioria das pessoas não se esquece de momentos em que tiveram esse medo, como ao chamar alguém para sair ou se candidatar a um novo emprego.

VEJA TAMBÉM: 5 melhores (e piores) argumentos para conquistar um aumento

Mas há algo ainda mais assustador do que ser rejeitado em um potencial novo relacionamento: sofrer a rejeição de alguém que já nos conhece. Ser rejeitado por alguém importante dói mais do que ser esnobado em uma pista de dança. No mundo corporativo, ser demitido dói muito mais do que nem sequer chegar a ser contratado para uma vaga.

É difícil imaginar o quanto esse medo impacta o dia a dia do trabalhador comum. Segundo uma pesquisa da empresa Robert Half Finance & Accounting, “40% dos funcionários afirmam que nunca discutem sua carreira com seus chefes”. Nenhuma conversa sobre promoções. Nenhuma conversa sobre aumentos. Nenhuma conversa sobre o futuro. Nada. E não porque eles não querem falar sobre isso: o mesmo estudo mostra que 82% dos funcionários gostariam de poder conversar com seus chefes de uma a quatro vezes por ano, mas não têm ideia sobre como fazê-lo.

Veja, na galeria de fotos abaixo, o que considerar antes de marcar uma reunião com seu chefe para falar sobre salário e plano de carreira: