10 dicas para enfrentar o desemprego

13 de junho de 2018

iStock

Quando forças externas, que vão além do seu controle – como o cenário econômico do país -, o afetam negativamente, é fácil cair em uma espiral de desânimo, raiva, medo, ansiedade, preocupação e ressentimento. Esse é um estado perigoso, capaz de permear todos os outros aspectos da sua vida, corroer lentamente a sua autoconfiança e minar a sua energia e motivação.
LEIA MAIS: 6 dicas para conseguir emprego com a ajuda de um recrutador

Essa situação é semelhante a que tem sido observada nos candidatos a emprego quando são forçados a reingressar no mercado de trabalho depois de uma demissão, reestruturação, desligamentos em massa, mudança de área profissional, política corporativa ou várias outras razões. Antes de passar por isso, essas pessoas podem ter sido muito felizes em seus empregos, podem ter gostado das companhias onde trabalharam, dos colegas e até chegaram a acreditar que tinham um futuro brilhante pela frente.

Quando algo assim acontece, o candidato muitas vezes não se sai bem no processo de entrevista. Seus sentimentos persistentes de raiva, ressentimento e desconfiança se infiltram em seu desempenho. O recrutador nota essas atitudes negativas e decide escolher uma pessoa mais espirituosa para a vaga. Isso, naturalmente, irrita ainda mais o candidato, traumatizando-o na volta ao mercado de trabalho. Cria-se uma espiral viciosa, que só piora ao longo do tempo. O estresse de não encontrar um emprego vai ficando tão grande com o passar dos meses que a pessoa tem um desempenho pior a cada entrevista.

Do ponto de vista prático, os candidatos que estão passando por situações como essa precisam desenvolver uma técnica positiva para a entrevista. Uma sugestão é pensar em todas as suas experiências e habilidades em relação ao trabalho para o qual você está sendo entrevistado. Escolha palavras edificantes e permaneça positivo.

Esse processo não será fácil. Tudo dentro de você vai querer gritar e lamentar seu destino. Você pode fazer isso, mas atitudes como essa não vão ajudá-lo e só servirão para impedir seu avanço. Você deve permanecer firme, focado, motivado e trabalhar continuamente em sua atitude e técnicas de entrevista. Mesmo que você não se sinta assim, desempenhe o papel da melhor maneira possível. Vai ficar mais fácil com o tempo.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 10 dicas para enfrentar o desemprego:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock