10 dicas para lidar com a raiva no trabalho

6 de junho de 2018

Uma companhia pode parecer girar em torno de lucros, estratégias, produtos, inovações, capital, investimentos – todos os processos e objetivos de uma operação. Mas, por trás de todos os componentes centrais de uma empresa em andamento, está a relação entre os indivíduos que pensam, criam, tomam decisões e fazem as coisas acontecerem.

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Relacionamento faz parte do negócio. Não se trata de relações abstratas, como as com “buyer personas” (arquétipos de clientes reais que ajudam profissionais de marketing a elaborar estratégias para promover seus produtos e serviços) ou as institucionalizadas do departamento de atendimento ao cliente ou recursos humanos. Mas sim a interação que os funcionários têm entre si como colegas de trabalho.

As relações humanas, seja entre dois indivíduos ou dentro de um grupo, são, por natureza, ligadas à emoção, história pessoal, temperamento e necessidades de cada pessoa envolvida. Quanto maior a pressão do ambiente, mais intensa será a reatividade emocional.

Por tudo isso, é inevitável viver momentos de raiva ou ficar extremamente irritado no trabalho. Quando você perde uma promoção. Ou quando alguém recebe o crédito pelo seu trabalho ou rouba uma ideia sua. Quando uma promessa não é cumprida. Ou, ainda, quando alguém de quem você gosta acaba se revelando uma outra pessoa, com atitudes diferentes daquelas que você esperava.

Há outra razão pela qual, inevitavelmente haverá momentos de alto estresse no trabalho. A mente opera, muitas vezes e inconscientemente, deslocando sentimentos de uma parte da vida para outra. Então, se você está muito chateado com algo no âmbito pessoal, é possível que se sinta excessivamente enfurecido no trabalho em uma situação que, em outras circunstâncias, não teria evocado uma reação tão intensa.

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Felizmente, há ações que podem ser tomadas quando se está com muita raiva no local de trabalho. E, o mais importante: saber quais atitudes evitar.

Muitas das dicas envolvem conselhos para pensar – e não por acaso. A raiva é um sentimento intenso, que acomete todo mundo. Crescer no trabalho significa ter autocontrole e disciplina. O que significa pensar antes de agir e tomar uma atitude somente quando as emoções estiverem estáveis.

Veja, na galeria abaixo, 10 maneiras de lidar com a raiva no ambiente profissional.