VEJA TAMBÉM: 10 características de pessoas com inteligência emocional
Relacionamento faz parte do negócio. Não se trata de relações abstratas, como as com “buyer personas” (arquétipos de clientes reais que ajudam profissionais de marketing a elaborar estratégias para promover seus produtos e serviços) ou as institucionalizadas do departamento de atendimento ao cliente ou recursos humanos. Mas sim a interação que os funcionários têm entre si como colegas de trabalho.
Por tudo isso, é inevitável viver momentos de raiva ou ficar extremamente irritado no trabalho. Quando você perde uma promoção. Ou quando alguém recebe o crédito pelo seu trabalho ou rouba uma ideia sua. Quando uma promessa não é cumprida. Ou, ainda, quando alguém de quem você gosta acaba se revelando uma outra pessoa, com atitudes diferentes daquelas que você esperava.
Há outra razão pela qual, inevitavelmente haverá momentos de alto estresse no trabalho. A mente opera, muitas vezes e inconscientemente, deslocando sentimentos de uma parte da vida para outra. Então, se você está muito chateado com algo no âmbito pessoal, é possível que se sinta excessivamente enfurecido no trabalho em uma situação que, em outras circunstâncias, não teria evocado uma reação tão intensa.
E AINDA: Por que perder a paciência não é sinal de inteligência
Muitas das dicas envolvem conselhos para pensar – e não por acaso. A raiva é um sentimento intenso, que acomete todo mundo. Crescer no trabalho significa ter autocontrole e disciplina. O que significa pensar antes de agir e tomar uma atitude somente quando as emoções estiverem estáveis.
Veja, na galeria abaixo, 10 maneiras de lidar com a raiva no ambiente profissional.